O governo de Mato Grosso repassou quatro viaturas para as delegacias 24 Horas da Mulher em Cuiabá e Várzea Grande, como instrumento de trabalho para as policiais femininas, que compõem a Patrulha Maria da Penha no combate aos crimes contra as mulheres em Mato Grosso. A entrega das viaturas foi feita pela primeira-dama, Virgínia Mendes, durante cerimônia na Sala de Reunião Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, na tarde de ontem (14). As viaturas foram viabilizadas pelo programa Ser Família Mulher, criado por Virgínia Mendes para reforçar as ações das polícias na proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e de outros riscos.
As viaturas foram adquiridas pelo governo federal e distribuídas aos governos estaduais pela Política Nacional de Defesa da Mulher e Combate à Violência Doméstica. A iniciativa de Virgínia Mendes em cria a Patrulha Maria da Penha tem sido respaldada pelo secretário deas a Seguraça Pública de Mato Grosso, Cesar Roveri, a diretora-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel e o comandante-geral da PMMT, Coronel Alexandre Mendes, a secretária de Ação Social, Coronel Grasi Bugalho. “Agradeço ao Governo do Estado por atender às demandas que encaminhamos por meio da Sesp, e ao secretário Roveri pela agilidade, que permitirá que as ocorrências sejam atendidas com mais eficiência”, disse Virginia Mendes. “Ninguém faz nada sozinho, tem um esforço conjunto de todos por trás de cada trabalho, cada ação”, justificou Virgínia.
O Coronel César Roveri disse que as viaturas vão auxiliar especificamente nos atendimentos de casos relacionados à Lei Maria da Penha, sendo um investimento importante para agilizar o atendimento às mulheres vítimas de violência. “O programa Ser Família Mulher, em parceria com a Segurança Pública e o Governo Federal, está focado na defesa dos direitos das mulheres”, afirmou.
A delegada geral da Polícia Civil, Daniela Maidel ressaltou os investimentos do governo no combate à violência contra as mulheres. “O reflexo destes investimentos é um atendimento melhor, servidores mais capacitados, estrutura melhor. Isso tudo vai fornecer um bom atendimento e acolhimento a vítima que sofre violência doméstica”, observou a delegada.
O Coronel Alexandre Mendes disse que a Patrulha Maria da Penha atende mais de 2 mil mulheres com medidas protetivas e as viaturas serão usadas especificamente para o atendimento desse tipo de ocorrências.“Essas viaturas vão ajudar e muito a reforçar as ações da Patrulha Maria da Penha em Cuiabá e Várzea Grande. Para se ter uma ideia da importância deste trabalho, atualmente, apenas em Cuiabá, a Patrulha atende anualmente cerca de 2 mil mulheres que estão sob medidas protetivas”, afirmou o coronel.