Foto: Lucas Hiromoto
O primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), cobrou, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (18), que o governo do estado inclua as cirurgias bariátricas no programa Fila Zero. O objetivo é atender à crescente demanda do estado e reduzir o tempo de espera, a exemplo dos pacientes regulados pelo Consórcio Regional de Saúde Sul (Coress).
“Quero solicitar a inclusão das cirurgias bariátricas no programa Fila Zero. A demanda por esse tipo de procedimento é muito grande. Se conseguirmos avançar nessa questão, será um avanço, pois essa é uma necessidade que recebemos de todo o estado”, destacou o deputado.
Segundo Russi, as tratativas para a inclusão das cirurgias bariátricas no programa ainda estão em andamento junto à Secretaria Estadual de Saúde (SES), mas é necessário acelerar o processo para que o serviço seja disponibilizado o quanto antes.
“Se conseguirmos avançar, será um ganho muito significativo”, reforçou Max Russi ao ex-secretário de Saúde e deputado estadual, Gilberto Figueiredo (UB), empossado no último dia 11 de setembro.
O prefeito Gustavo Melo (PSB), que preside o Coress, revelou que atualmente cerca de 500 pacientes estão na fila à espera de cirurgia bariátrica, mas esse número pode ser ainda maior devido à dificuldade em alimentar o Sistema de Regulação (SISREG). Gustavo, que também tem acompanhado de perto os encaminhamentos, junto à SES, classificou a cobrança de Max Russi como fundamental.
“Essa cobrança é crucial. O Coress atende 19 municípios, e o único obstáculo no momento é a falta de um decreto da SES que autorize a inclusão do procedimento no programa Fila Zero”, reforçou.