Vereador alerta sobre atualização do cartão SUS e cobra agilidade de cirurgias ortopédicas em Cuiabá

O recado do dia vai para as pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) e que estão aguardando chamamento para realização de cirurgias eletivas em Cuiabá. Para quem não sabe, desde o dia 04 de julho, foi iniciada uma força-tarefa no antigo Pronto-Socorro, para realização das chamadas cirurgias não emergenciais. Assim sendo, o médico e vereador Dr. Luiz Fernando (União Brasil) advertiu sobre a importância de os pacientes atualizarem os dados cadastrais junto a Central de Regulação do município e facilitar o andamento dos trabalhos. Mas além disso, o parlamentar também cobrou a urgente necessidade da realização das cirurgias ortopédicas, pois em suas redes sociais, vem recebendo centenas de pedidos e reclamações sobre o assunto.

“Sou médico ortopedista e todos os dias recebo dezenas de reclamações de paciente que estão aguardando há meses, há anos, por uma cirurgia do seguimento”, explicou o vereador ao frisar sobre o grande desafio que a equipe de regulação vem encontrando para fazer a atualização dos dados da população. Muita gente mudou de endereço, outros trocaram o número de telefone e, infelizmente, alguns já até morreram.

“Portanto, é importante que cada pessoa faça a sua parte e ajude a Central de Regulação na atualização dos dados cadastrais”, orientou o parlamentar ao destacar que o paciente pode fazer a atualização em qualquer unidade de saúde, na sede da Central de Regulação, localizada na av. da Prainha, esquina com av. Dom Bosco ou ainda pelos telefones: (65) 3614 5549 ou 5550. Com o intuito de facilitar a comunicação com a população e orientar da melhor maneira possível, o vereador ainda deixou o número do WhatsApp da Saúde (65) 99347-9716 “teremos o maior prazer em ajudar, em orientar”, completou.

Por fim, Luiz Fernando, lembrou que no início deste ano, os vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá, aprovaram por unanimidade a viabilização de R$ 29,4 milhões em emendas impositivas à Secretaria Municipal de Saúde, para uso exclusivo da realização do mutirão de cirurgias eletivas, visando atender somente os pacientes residentes em Cuiabá.

O vereador ainda reiterou que os procedimentos estão sendo realizados da seguinte maneira: após triagem e consulta no pronto-socorro, onde são realizados os exames necessários, incluindo a avaliação prévia do risco cirúrgico, as cirurgias são agendadas. Em casos onde os exames não apresentam contraindicações, os pacientes são submetidos ao procedimento e, na maioria das vezes, recebem alta no dia seguinte. A iniciativa visa não apenas reduzir a espera por procedimentos cirúrgicos, mas também oferecer atendimento mais rápido e eficiente aos cidadãos de Cuiabá que necessitam desses serviços.