Com o vácuo na política de Barão de Melgaço, diante da cassação da atual prefeita, Margareth Silva, após a reprovação das contas da prefeitura pelos vereadores da Câmara Municipal, novos nomes surgem para disputar a prefeitura do município, nas eleições de 6 de outubro deste ano. Até o mês passado, o nome do empresário Junior Fishing (PSD) despontava como um dos favoritos, mas por motivos pessoais, ele recuou e nesta semana, o PT municipal lançou o ex-vereador, Eric Gonçalves. Também existem articulações dos partidos para outros nomes como da ex-primeira dama, Maria Ribeiro, o atual vereador Dennas e a ex-candidata, Sibele Moreno.
Por enquanto, ele é o principal nome do momento, já que a prefeita está cassada pelos vereadores de Barão de Melgaço, em março deste ano, durante sessão plenária, que reprovaram as contas dela. A decisão dos vereadores está protocolada no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso sob o número 1821709/2024 para consulta pública no site do Tribunal e na própria instituição, em Cuiabá.
A prefeita tem reafirmado sua pré-candidatura à reeleição, pensando conseguir ser beneficiada, com uma liminar do Tribunal de Justiça, até o ultimo dia das convenções municipais. Recentemente, a justiça negou o primeiro pedido de liminar impetrado pela prefeita e a manteve sem condições de entrar na disputa eleitoral.
Em uma reunião com eleitores, Eric Gonçalves disse que pretende consolidar sua pré-candidatura com diversos encontros e reuniões partidárias e iniciar a elaboração de sua plataforma de governo participativo.
Em 2020, Eric já havia se candidatado à prefeitura, porém não foi eleito. Formado em Geografia com Bacharelado pela UFMT, ele também possui formação em gestão pública e comércio exterior, além de experiência no setor empresarial. Seu histórico e qualificações são destacados como pontos fortes em sua nova campanha.
Na eleição passada, a chapa do PT Barão conseguiu eleger o atual vereador Aelton “Geto”. No entanto, para as próximas eleições, o partido adotará uma estratégia diferente. Eric informou que o PT terá uma pré-candidatura majoritária, mas não lançará candidatos para a câmara de vereadores.
Eric Gonçalves enfatizou a importância de um governo participativo e transparente, onde a opinião dos cidadãos seja ouvida e considerada. Ele acredita que essa abordagem pode trazer melhorias significativas para o município.