A assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta entre a prefeitura de Juscimeira e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) propiciou a instalação do Centro de Transbordo dos resíduos sólidos do município, com investimentos do setor privado. A iniciativa resultou numa economia de mais de R$ 30 mil aos cofres da cidade, que pagava o transporte de todo o lixo para o aterro sanitário de Rondonópolis. De acordo com o prefeito Moisés dos Santos (Republicanos), ainda será concluído o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas ou Alteradas (PRAD), para recuperar o restante da área, que chamado de lixão, insalubre que incomodava a população.
Durante a semana, Moisés, que conta com o apoio do vice-prefeito, Sandoval Vaz, visitou as instalações do Centro de Transbordo dos resíduos sólidos, com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Rosandro Moura e diretora de Agricultura, Camila Dias, para verificarem o andamento das obras restantes para a conclusão do transbordo. O projeto da obra, em fase final, foi aprovado pela Câmara de Vereadores, aprovado pela Sema, mas ainda precisa receber certidões de licenciamento ambiental, para efetivar seu funcionamento.
Conforme o prefeito, as instalações da empresa, colocou fim aos problemas que ocorriam no antigo lixão com incêndios, doenças transmissíveis por animais mau cheiro que eram reclamados pelos moradores que passavam pela região. “Tudo isso é muito caro. Mas é necessário para o bem-estar da população e resolver o grande problema dos municípios no Brasil que é como tratar o lixo que produzimos”, argumentou o prefeito.
Rosandro ressaltou o empenho da prefeitura para solucionar os problemas causados pelo antigo lixão. “Graças a atual gestão, esse projeto é um passo importante para a melhoria da gestão dos resíduos sólidos e para a promoção de um ambiente mais limpo e saudável para todos nós”, disse o secretário.