Podólogos articulam regularização da profissão e inclusão de atendimento à população pelo SUS em MT

Os profissionais de podologia de Mato Grosso participaram de uma audiência pública, na Câmara de Vereadores de Cuiabá, nesta sexta-feira (25), para reforçarem a importância da regularização da profissão estadual e em todo o país. São mais de 50 mil podólogos no Brasil e quase 3000 mil profissionais no Estado de Mato Grosso, que aguardam a regulamentação da profissão, embora já exista jurisprudências de lei estadual, no estado de São Paulo, onde os profissionais são contratados pelos municípios e atuam atendendo pelo SUS.

Os debates foram conduzidos pelo vereador, Drº Fernando, que requereu a audiência pública para justificar a reivindicação da categoria, que se apoia em um projeto de lei, mas que não garante a regulamentação da profissão.

“A regulamentação, significa o reconhecimento e a valorização da profissão dentro da sociedade. Os podólogos são essenciais na saúde e bem-estar das pessoas e merecem todo o nosso reconhecimento e respeito”, argumentou o vereador.

A regulamentação define legalmente o exercício da função, bem como os requisitos, as competências e as habilidades que o profissional deve ter para exercer a atividade.

“Além de tratar da jornada de trabalho, das atribuições, área de atuação, formação exigida e outras definições profissionais”, defendeu o parlamentar. Os podólogos são técnicos com capacidade de diagnosticar, prevenir, investigar, estudar e tratar as patologias dos pés.

O presidente da Associação Brasileira de Podólogos (ABP), Armando Bega esclareceu, que em alguns estados como São Paulo, onde vários municípios contrataram os profissionais para atuarem na rede municipal de saúde com atendimento feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Uma forma de todo o cidadão usufruir desse serviço de saúde importante para a qualidade de vida da população”, disse Bega.

Como base na regulamentação paulista, a presidente da Comissão Mato-grossense dos Podólogos, Vera Santana acredita que os profissionais consigam ser reconhecidos e passem atuar no estado. “Nosso sonho é que a podologia seja oferecida pela rede SUS também em Mato Grosso”, afirmou.