Programa ‘Qualifica Juventude’ 2023 capacita 146 alunos de cursos profissionalizantes

Foto: Davi do Valle

O jornalista André Amorim foi um dos 146 alunos do programa ‘Qualifica Juventude’ 2023 que receberam a declaração de conclusão dos cursos profissionalizantes realizados neste ano. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu nesta quarta-feira, na sede do Cuiabanco.

André fez o curso de marketing digital e demonstrou entusiasmo com a nova área de atuação. “Foi um curso gostoso de fazer, com colegas aplicados e com uma ótima professora. Essa iniciativa da Prefeitura em oferecer cursos de qualificação à população é importante, pois dá uma oportunidade a quem não tem acesso a esse tipo de capacitação”, elogiou.

O programa Qualifica foi idealizado pela primeira-dama da capital, Marcia Pinheiro, com a finalidade de contribuir para diminuição dos índices de desemprego no município, impulsionando a independência financeira entre os cidadãos. Todos os cursos do ‘Qualifica Juventude’ 2023 foram realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT), oportunizando a qualificação e inclusão dos jovens, entre 15 anos e 29 anos, no mercado de trabalho. Receberam certificado os acadêmicos dos cursos profissionalizantes, nas especialidades de Tranças, Ferramentas de Marketing Digital, Designer de Sobrancelhas e Depilação Egípcia, Técnicas de Maquiagem, Excelência em Atendimento e Vendas, Cerimonial e Protocolo para Eventos, Assistente de Pessoal, Assistente Financeiro, Técnicas para Bartender e Marketing em Mídias Digitais e Redes Sociais.

Ernesto Barbosa, secretário adjunto de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, destacou a dimensão do programa Qualifica Juventude: “Nessa primeira etapa do Qualifica, nós entregamos certificados a jovens de 15 a 29 anos, abrangendo diversos cursos e modalidades. Estes jovens têm a chance de serem inseridos ao mercado de trabalho, tanto por meio de empregos formais, que podem buscar aqui mesmo na agência do Sine, quanto por meio do empreendedorismo, através da linha de crédito oferecida pelo Cuiabanco”, explicou.

O diretor regional do SENAC-MT, Edson Dahmer, enfatizou a relevância da parceria com Prefeitura. “A parceria com a Prefeitura já é histórica. Vem se desenvolvendo ao longo dos anos e tem sido muito produtiva. É algo que o poder público, através da sua abrangência dentro do município, vem nos proporcionando para a gente consiga chegar em outras localidades, em outros bairros e, por outro lado, o Senac consegue levar a sua essência, que é a educação profissional, a qualificação. Isso ajuda a população na geração de renda e na compreensão de todo o desenvolvimento do comércio, que é a nossa missão. O projeto ao todo compreende 1.400 qualificações, então nós temos até o final do ano ainda um grande desafio”, revelou.