O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (MDB) afirmou que estudos estão sendo avaliados para amenizar os prejuízos financeiros causados aos comerciantes, diante da obra estadual de reforma da Praça Dom Vunibaldo, situada na área central do município. Segundo Froner, a prefeitura avalia pedidos dos comerciantes para a isenção do pagamento do IPTU e Alvarás como forma de equilíbrio dos seus faturamentos que tiveram queda brusca a partir da reforma da praça. “Para isso, no entanto, dependemos de avaliação mais profunda sobre a legislação tributária. Estamos conversando com cada comerciante sobre o assunto. Mas estamos avaliando a prorrogação do pagamento do IPTU para dezembro, assim como também pode ocorrer para os Alvarás”, disse Froner.
As declarações do prefeito ocorreram, na manhã desta segunda-feira (10) durante solenidade de posse do novo secretário Chefe da Casa Civil do governo, Fábio Garcia, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Apesar do andamento da obra, alguns comerciantes fecharam as portas por não terem como efetuar as vendas, devido a interdição de várias ruas que impedem o acesso de carros e consumidores aos estabelecimentos comerciais. De acordo com o prefeito, a compensação dos comerciantes virá em breve com a realização de eventos próximos aos comércios aumentando o fluxo de pessoas para assistir ao festival de Jazz, Orquestra Sinfônica da UFMT que cabem no espaço histórico que é tombado por lei da cultura e que vai atrair mais consumidores. “É conflitante, mas é difícil fazer obra sem cumprir calendário. Estamos sempre com diálogo para o equilíbrio. O Festival de Inverno vai dar uma amenizada e vamos continuar atuando em prol da população de Chapada”, afirmou Froner.