Após pedido do vereador Fellipe Corrêa (Cidadania), a Prefeitura de Cuiabá deu início a um estudo técnico sobre a implementação de uma faixa exclusiva para a circulação de motocicletas nas vias municipais. O objetivo é reduzir o número de acidentes no trânsito que está vitimando cada dia mais pessoas. A Indicação foi apresentada pelo vereador ao secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Juares Samaniego, no início de junho.
Em reposta ao vereador, o secretário informou que os estudos técnicos serão iniciados e contarão com visitas aos locais de grande fluxo de veículos. O setor de engenharia da Semob é o responsável por verificar o atendimento da demanda.
A inspiração para a sugestão do vereador foi o exemplo bem-sucedido da Prefeitura de São Paulo, que é a maior metrópole do continente. Em SP, o projeto “Faixa Azul”, com faixa exclusiva para motocicletas em vias de grande movimento foi autorizado e é acompanhado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
O resultado foi que, durante o primeiro ano de implementação da Faixa Azul na Av. 23 de Maio, considerada uma das mais movimentadas da capital paulista, não foram mais registrados acidentes com mortes. Além disso, também foi identificada redução de 15% na lentidão do trânsito.
O vereador sugeriu ainda que as equipes da Prefeitura, juntamente com membros do Legislativo, realizem uma visita técnica a SP para verificar como trazer a ideia para a realidade cuiabana.
“Nossa cidade precisa e merece estar à altura de grandes capitais como SP e se temos um projeto com bons resultados, podemos adequar para Cuiabá. Estamos falando de reduzir mortes no trânsito e tenho certeza que os esforços não serão em vão”, afirmou o vereador.
Cuiabá conta com uma frota de cerca de 600 mil veículos, sendo cerca de 110 mil motos, segundo o IBGE. Nos últimos meses, houve grande comoção com mortes trágicas de motociclistas em Cuiabá. Em um dos casos mais recentes, o trabalhador estava na Avenida Espigão, no Tijucal, local onde poderia ser implementada uma faixa exclusiva para motos.