Robô que auxilia cirurgias no joelho registra 2 mil procedimentos feitos no país

Um método novo e que tem garantido mais qualidade de vida para os que sofrem de artrose no joelho. Desde sua chegada ao Brasil, o robô ROSA® Knee System, já ultrapassou o marco de mais de 2.000 cirurgias realizadas, em um curto espaço de dois anos. Desenvolvido pela multinacional Zimmer Biomet, a tecnologia é composta por um sistema para procedimentos de substituição total do joelho por próteses ortopédicas.

Indicada para aqueles que sofrem de artrose severa no joelho, a tecnologia vem sendo cada vez mais usada. A plataforma já está disponível em 18 hospitais privados, de 8 estados e 10 diferentes cidades do país, em localidades como São Paulo (SP), São José do Rio Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Londrina (PR), Brasília (DF) e Porto Alegre (RS).

Indicada para aqueles que sofrem de artrose severa no joelho, sua principal vantagem em relação ao método tradicional é a precisão. Com uma tecnologia que integra um braço robótico a softwares avançados, o médico tem uma visão tridimensional e ampliada da área que está sendo operada, conseguindo enxergar com maior facilidade e nitidez todos os ossos e tecidos. Como resultado, o procedimento torna-se menos agressivo e mais personalizado conforme cada anatomia humana, contribuindo para que os pacientes tenham uma recuperação mais rápida e passem menos tempo internados.

Quando o procedimento é indicado

Conviver com o diagnóstico da artrose não é tarefa fácil, principalmente quando a doença degenerativa – caracterizada pelo desgaste das cartilagens que envolvem as extremidades ósseas – atinge a articulação do joelho, provocando fortes dores e reduzindo, gradativamente, a autonomia e mobilidade para a realização das tarefas mais simples do dia a dia.

Como alternativa para cura efetiva de tal enfermidade, as cirurgias de substituição do joelho por próteses ortopédicas, que já vinham sendo realizadas há algumas décadas por médicos ortopedistas especialistas, ganharam, nos últimos dois anos, boas perspectivas com a chegada de novas plataformas robóticas, que passaram a operar em parceria com estes profissionais.

Casos de sucesso

De acordo com Dr. Marco Demange, médico ortopedista especialista em cirurgia do joelho e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), a precisão da cirurgia robótica é um dos fatores cruciais para o sucesso desses procedimentos.