Estação Bispo Dom José passará por reforma completa a partir da próxima semana

Foto: Davi Valle

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) iniciará, na próxima semana, uma operação de reforma completa da Estação Bispo Dom José. A ação será executada por meio do programa Pit Stop e contemplará a estrutura com atividades que irão garantir maior conforto e segurança aos usuários do transporte público da Capital.

Conforme o cronograma da Limpurb, a previsão é de que a atuação no local dure cerca de três semanas. Nesse período, serão executados os trabalhos de reparo no piso, recuperação do teto (forro e telhado), melhoria no sistema de climatização e na segurança das portas de acesso, recomposição de cabeamento elétrico, pintura, restauração de bancos e lixeiras, e iluminação.

“Trata-se de uma estação com grande volume diário de passageiros. Dessa forma, esse trabalho será feito em total alinhamento com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Antes de iniciarmos a reforma, será colocado em prática um plano de remanejamento provisório das linhas de ônibus que param no local”, explica o diretor-geral, Júnior Leite.

O diretor-geral da empresa pública relata ainda que, pensando em garantir a proteção do patrimônio público, está em andamento um processo licitatório que resultará na contratação de mão de obra. Entre os serviços que estão incluídos nesse processo está a disponibilização de vigias que atuarão em todas as estações de ônibus.

“Infelizmente, as estações são, constantemente, alvo de furtos e depredação, que geram prejuízos financeiros e também no funcionamento das estruturas. A Secretaria de Ordem Pública (Sorp) faz o trabalho de rondas, mas verificamos a necessidade de manter uma vigilância fixa para combater essas práticas”, completa Júnior.

OUTRAS ESTRUTURAS

Desde março deste ano, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) colocou em prática um planejamento de melhorias nos terminais, estações e abrigos de contêineres existentes em Cuiabá. As intervenções abrangem desde a limpeza diária até ações de reparos estruturais.

Neste momento, por exemplo, o Terminal Urbano do CPA I recebe o trabalho de recuperação completa de toda a cobertura. Além disso, já foi atendido com as atividades de as atividades de instalação de iluminação de LED, poda de árvore, tapa-buraco na área interna da estrutura e também nas vias laterais.