Ladrões de chácaras aterrorizam moradores na comunidade Varginha em Santo Antonio de Leverger

Invadem as propriedade para roubarem os transformadores de energia, galinhas, porcos, peixes, gado e plantações

Quadrilha de bandidos voltaram a atormentar e botar medo na comunidade de Santo Antônio do Leverger como furtos de transformadores em postes da Energisa e furtos de galinha, porco, peixe, gado e até plantação de mandioca.

Segundo moradores da região de Peixinho, Varginha, Bocaina, Engenho Velho, Morrinho ouvidos pela nossa reportagem, contam que somente nesta semana, metade do mês de maio de 2023, já aconteceram vários delitos na comunidade deixando os moradores ribeirinhos e chacreiros de orelha em pé com medo dos drogados e quadrilha de delinquentes que perambulam pelas ruas dia e noite a procura de pequenos furtos tipo fio e cabos elétrico de casa e dos padrões de energia para vender e sustentar seus vícios, com esse medo ficam trancafiados dentro de casa logo ao escurecer.

Dona Celia Oliveira e seu Agenor, ambos chacreiros da região do Morrinho, nos conta que os poste de iluminação publica não tem lâmpadas e nem reatores por que segundo a Energisa é dever da prefeitura de Santo Antônio dar manutenção e troca das luminárias, mas só fica mesmo na nossa reclamação junto a secretária de serviços urbanos que sempre diz tá faltando material  e nada é feito mas no fim do mês vem a conta da Energia cobrando iluminação nos postes de luz que não temos. Uma vergonha e ficamos assim a noite somente com a lâmpada da nossa casa acesa e os cachorros latindo e nos com medo dos bandidos por que policia só passa aqui de vez em quando de dia a noite nada.

Na região do Engenho Velho beira do Rio  Cuiabá, que a maioria dos moradores são pescadores e vivem da pesca e pequenos tralho braçal para o sustento da família, dizem também que muitos vândalos passam de carro, moto e bicicleta bem devagar espiando nas casas pra ver se tá fechada ou  se tem gente por perto para roubar, mas esses bandidinhos esquecem que aqui só tem gente humilde pobre com uma televisão, geladeira fogão e cama mais nada. Seu Jorge também disse a reportagem que todos aqui são conhecidos de muitos anos e muitos são família e cada um cuida uns dos outros, se tem gente estranha já ficamos atento.

Quinha morador de nascimento e criado com seus irmão e mãe, esposa e filhos na beira do rio Cuiabá, pescador nato nos conta que também falta iluminação nas ruas e a segurança ainda é precária. Diz assim “shu mano” aqui não tem posto de saúde nem escola para as crianças, o ônibus escolar vem e leva nossas crianças todo dia para creche e escola da Varginha ou Santo Antônio, falta muito para nós aqui, os políticos só lembra de nos na hora de pedir o voto depois some shu mano.

Segundo seu G.P.F, morador também do Engenho Velho, nos disse que tentaram roubar a bomba do posso artesiano da comunidade e um morador desconfiou do pessoal e deu o alerta e eles botaram pra correr os bandidos, acrescentou também que as fiações elétricas do centro comunitário já foi toda roubada a noite por bandidos que vem a procura de algo para furtar e vender.

Na Bocaina  em frente a casa das duas irmãs  dona Juluia e a Geni neste inicio do Mês de maio foi furtado o transformador do poste. Segundo os filhos contaram que por volta das 20:30 de uma quinta feira chegara dois  caras de carro com uma escada grande em cima e com aqueles jalecos de faixa cor amarela laranja e capacete subiram no poste e eles achara que iriam colocar luminária ou manutenção e ninguém ficou por perto, ai logo ouviram o barulho, foi guando os caras jogaram o transformados lá de cima no chão e colocaram dentro do carro e foram em bora pela estrada de chão sentido Morrinho Grande Cuiabá. Diz os moradores que  Policia Militar foi chamada a guarnição chegou analisou a ocorrência vistoriou o local e foram embora.

Na Varginha nesta semana também uma nova ocorrência de furto da quadrilha com o mesmo modo operandi que utilizam nas ruas e avenidas da comunidade de Santo Antônio do Leverger, desta vez na chácara de propriedade de dona M. G.R. M, “Racho Sonho Meu” há mil metros da Varginha sentido Bocaina.

Conta dona M.G, disse no B.O na Policia Civil, que o poste fica em frene a porteira da chácara. Disse ainda que chegando por voltas das 11:00 hs, percebeu algo estranho na porteira e percebeu que a área da casa estava com as luzes apagada e adentrando a propriedade com o marido já viu o transformador caído no chão ao lado do poste e logo foi ver o ocorrido dos fatos e percebeu que na casa também estava sem a fiação elétrica e sem as lâmpadas.

Essa quadrilha vem amedrontando os moradores  com pequenos furtos de fiação elétrica nas residência e retirando transformadores dos poste da Enegisa MT dando um enorme prejuiso para a empresa que precisa repor outro transformador com urgência, pois o contribuinte não pode ficar sem a energia que paga certinho todo mês. Diz a proprietária.

A reportagem ouviu 18 moradores da região que vem sofrendo com esses acontecimento de furtos da cidade de Santo Antônio do Leverger vizinha há 17 km da capital Cuiabá. Os moradores clamam para a Policia Militar, Policia Civil. Prefeita, e vereadores que olhem mais por nos, estamos com medo desses delinquentes rondando nossas casa roubando nossas galinhas, ovos, porco e até nossas mandioca que plantamos pro nos comer. Eles rondam dia e noite, se a gente sai pra ir na cidade fazer compra ou pagar alguma conta no banco é perigoso chegar e ter não nada na nossa casa. Meu deus um horror. Reclama dona Eulalia F. moradora do Peixinho.

Com a chegada de grandes comercio e investidor na região, após a construção do novo hospital e faculdade Julio Muller no município e a  finalização e implantação da rede de iluminação pública da MT-040, rodovia que liga Cuiabá a Santo Antônio do Leverger. Os 17 quilômetros da estrada entre a rotatória com a Rodovia dos Imigrantes e o município vizinho agora ja estão 100% iluminados com LED realizada pelo Governador de MT Mauro Mendes, a migração de pessoas de má conduta deliguindo já estão chegando no município.

A Policia Civil e Militar já estão tendo muito trabalho com esses delinquentes e drogados, é pelos dados das forças de segurança do município da grande quantidades de ocorrência nos setores, como: tentativa do assalto ao banco brasil. invasão e assalto a propriedades rurais e outros com B.O formalizados não conclusos  ainda em andamento e outros que a comunidade não vai fazer B.O com receio e medos de represarias desses delinquentes que ainda ameaça moradores principalmente os que vendem drogas na região com entregas via motoqueiro.

A reportagem tentou contato até o fim da edição deste texto, na delegacia da Policia Civil e no Batalhão da Policia Militar sem êxito pelos telefones hora indicados polo portal virtual de ambos e deixamos a editoria aberto para qualquer esclarecimento que possa ou queira das unidades de segurança hora mencionadas, são eles:

Delegacia de Polícia Civil – PJC – Santo Antônio de Leverger

Av. Santo Antonio, 1585, Nossa Senhora de Fátima, Santo Antônio do Leverger – MT – 78180-000
Telefone(s):
197
(65) 3341-1146

Atualizado em: 29/08/2017 16:53

E-mail:

dpsantoantonioleverger@pjc.mt.gov.br

3ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLÍCIA MILTIAR – SANTO ANTÔNIO DO LEVERGER

COMANDO REGIONAL:   1º Comando Regional
UNIDADE:   3º Companhia Independente de Polícia Militar – Santo Antônio do Leverger
CIDADE:  Santo Antônio do Leverger
ENDEREÇO:  Rodovia Cel Palmiro Pães de Barros, KM 25, Bairro: Da Lage, CEP 78.180-000
TELEFONE:  (65) 3341-1245/1468
EMAIL:  3cipm@pm.mt.gov.br

 

Redação cuiabahoje / Foto; Reprodução dos moradores da região.