Moradores do bairro Renascer, em Cuiabá se reuniram, durante a celebração dos 27 anos da comunidade que surgiu, após lutas judiciais na década de 90, com a ocupação da área que se fortaleceu junto com bairros nobres da capital, como o vizinho Jardim América. O aniversário do bairro é comemorado no dia 21, coincidentemente com o dia de Tiradentes, ou Inconfidência Mineira. símbolo de pela liberdade do Brasil. Mas, a boa notícia partiu da assessoria jurídica do Instituto de terras de Mato Grosso (Intemat) esclarecendo, que a Associação do Bairro Renascer e seus moradores receberão gratuitamente, a documentação contendo a regularização fundiária dos lotes.
A informação foi ressaltada pela presidente da associação, Valdeth Rosa de Castro Simini, que aguarda pelo agendamento da equipe do governo estadual, para que o governador Mauro Mendes possa pessoalmente, entregar as escrituras dos imóveis.
O vice-presidente do bairro, Pedro Aquino, avaliou que não teria melhor presente neste ano como esta notícia para a comunidade. “Essa, sem dúvida foi a melhor notícia para todos, que há mais de 27 anos não tinha expectativa de terem seus imóveis regularizados e poder chamá-los de seus”, afirmou Pedro.
A festa teve ainda a participação do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho e uma equipe da Assembleia em Ação, braço social do legislativo, que promoveu show musical, gastronomia, torneio esportivo e vários serviços essenciais para a comunidade.
Dias antes da festa, o bairro recebeu a limpeza de ruas e lotes públicos da prefeitura municipal de Cuiabá, reivindicada pelos vereadores, lideranças comunitárias e deputados estaduais.
Ao longo da história do Renascer, os moradores lembram, que os serviços públicos municipais e estaduais eram precários e vistos com certo preconceito pelos bairros vizinhos, devido à fragilidade na segurança, saúde e educação. Além da falta da oferta de empregos e serviços para os moradores.
Entretanto, as conquistas amenizaram as dificuldades e atualmente, o bairro conta com a instalação de uma fábrica de Assaí, diversos mercados que ajudam na mão de obra oferecendo empregos a alguns moradores, serviços de mecânicas entre outros. Mas mesmo assim, o bairro sofre com falta escolas municipais, creches. As mães têm que deixar seus filhos nas creches de outros bairros vizinhos.
Pedro Aquino enfatiza ainda, que a nova gestão comunitária, através do poder público municipal e também em parceria com a Assembleia Legislativa, vai proporcionar a construção de um Miniestádio, uma academia ao ar livre para o lazer da juventude e da terceira idade.
As ações do bairro contam com o apoio e incentivo da Família Renascer FC: moradores históricos, como dona Valdete Rosa de Castro Pedro Aquino (Peter) e Rosalino, que compõem a nova direção da Associação do Bairro Renascer.