Pecuária pantaneira dobrará capacidade de produção em 2023

A partir de 2023, o projeto Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) será ampliado para um Programa e atenderá mais 60 propriedades rurais. Com esta expansão, serão ao todo 75 fazendas assistidas pela equipe técnica do projeto, segundo projeto da Famato.

Os indicadores econômicos apontaram que em 2020 a média de custeio do produtor foi de R$ 358,09. Já em 2022 o custeio foi de R$ 275,05. “As propriedades estão cada vez mais eficientes. O projeto tem influenciado positivamente nas fazendas do Pantanal, não somente as que são assistidas pela FPS, como também as que estão ao redor”, pontuou Emanuel Salgado.

Para a chefe-geral da Embrapa Pantanal, Suzana Sales, o projeto FPS é importante para manter o produtor no Pantanal. “A presença do pantaneiro é muito importante para o bioma continuar existindo na sua essência”, afirmou Suzana Sales.

O produtor rural de Poconé, Alcides Caetano Martins, descreveu a satisfação de participar: “Eu produzia achando que sabia, a gente pensa que sabe, quando na verdade faltava o conhecimento ”, disse Alcides.