O vereador Rodrigo Arruda E Sá (Cidadania) ressaltou a importância de uma lei municipal de sua autoria, ter sido sancionada na última segunda-feira (7), pelo o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). A lei proíbe, que empresas de fomento e bancos, ofereçam e realizem empréstimos consignados nos salários, por telefones, para pessoas idosas em Cuiabá. De acordo com o vereador, a lei tem por objetivo proteger o patrimônio financeiro dos idosos, que são vítimas de fraudes diariamente.
“A maioria dos idosos foram lesados dos seus direitos e o pior é que na maioria das vezes não foram eles que buscaram os empréstimos”, argumentou o vereador.
Segundo Rodrigo Sá, a lei reduzirá casos de assédio por parentes, amigos e até vizinhos, que solicitam aos idosos que contraiam os empréstimos consignados nas empresas de fomento e bancos e depois não quitam as parcelas, causando prejuízos irreparáveis aos idosos.
“Então, para atender os mais próximos, os idosos comprometem suas rendas, salários por meio de holerites nas empresas financeiras para obterem os empréstimos”, observou o vereador.
Rodrigo Sá justificou ainda, que os idosos eram incluídos na lista dos devedores do SPC e Serasa por não terem condições de quitar os débitos dos empréstimos realizados. “Essa prática acabou e os idosos não passaram a ter mais danos financeiros e nem vão constar na lista do SPC e Serasa. Agora, a lei vai protegê-los”, assegurou parlamentar.