O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou, ontem (26), edital de concessão para prestação de serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.
O prazo de concessão será de 30 anos e os investimentos, na ordem de R$ 18 milhões em melhorias relacionadas à visitação, além da aplicação de R$ 200 milhões em operação e gestão da unidade.
Os investimentos devem abranger o Morro de São Jerônimo, a Cachoeira Véu de Noiva, A Cidade de Pedra, além da implementação de novos atrativos, como mirantes, bem como investir em transporte entre as atrações, criação de passeios e investimentos em acessibilidade.
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 1989, possui 32.630 her ectares de área e abriga sítios arqueológicos e espécies nativas, inclusive ameaçadas de extinção. Em 2000, foi declarado Reserva da Biosfera do Pantanal.
Mais de 180 mil visitantes passaram pelo parque em 2019, o parque recebeu mais de 180 mil visitantes. Atualmente, não é obrigatório estar acompanhado de um profissional para os passeios, mas o visitante que desejar pode contratar o condutor que escolher.