Durante um mutirão da saúde, 500 mulheres conseguem agendar exames de mamografias

Foto: Jose Ferreira

Em dois dias de atendimentos do Outubro Rosa, na estrutura montada na Praça Alencastro, centro de Cuiabá, foram agendadas 480 mamografias. A localização e agilidade nos trâmites têm atraído mulheres que precisam realizar os exames preventivos de câncer de mama e colo de útero (CCO) e ainda exames de sangue, mesmo em horário de trabalho. Os atendimentos começaram no dia 20 deste mês e vão até o dia 04 de novembro, oportunizados pela Secretaria da Mulher e Núcleo da Primeira-dama em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Os exames de mamografias são  agendados quase que imediatamente, uma vez que no dia seguinte ao pedido as pacientes retornam para pegar a autorização com o local e horário para realização dos procedimentos.

“Mas a partir da tarde de segunda-feira (24) será possível emitir a autorização da mamografia no mesmo dia. Ou seja, as mulheres que buscarem atendimento sairão daqui sabendo onde e quando farão a mamografias, tudo agendado. Nos primeiros dias algumas mulheres saíram daqui com a autorização em mãos, mas devido uma sobrecarga no sistema ficamos impossibilitados de fornecer essa informação na hora para todas,  daí a necessidade de voltarem no dia seguinte”, pontuou a enfermeira da Central de Regulação, Regina Greyce Pereira, que juntamente com as enfermeiras da Atenção Básica, Edelma Barbosa e Patrícia Siqueira, realizam o trabalho da Central de Regulação na Praça Alencastro.