A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência reforçou o atendimento às famílias que se organizavam em filas para recebimento de doações de subprodutos da carne bovina (ossos com pouca carne) num açougue localizado na região do CPA III, em Cuiabá. O trabalho resultou no cadastramento de 312 famílias. Dessas, 204 foram referenciadas na rede socioassistencial do município. Todas elas continuam sendo acompanhadas em 2022.
A ação realizada pela equipe de abordagem social resultou no levantamento de informações consolidadas das famílias e indivíduos atendidos e/ou acompanhados, como composição familiar, grupos etários, nível de escolarização, ocupação/emprego, bem como as condições socioeconômicas, geográficas, situações de risco pessoal, social e de vulnerabilidade social.
Somando os dados apurados das visitas feitas pelas equipes de abordagem social, foram realizadas ações programadas, que resultaram em 480 atendimentos (busca ativa, visita técnica domiciliar, atendimento e acompanhamento).
Além disso, 75 famílias não foram localizadas, em razão de endereço ou telefone não localizados. Informações inconsistentes no Cras de referência citado pela família para atendimento e orientação socioassistencial. Um total de 33 famílias encontradas na fila, não se encontram em vulnerabilidade social. “Essas ações servem para identificação das demandas e das reais necessidades dessas pessoas que estavam na fila para recebimento das doações”, pontuou a secretária.