O governador Mauro Mendes vistoriou a obra do Hospital Central, localizado em Cuiabá, que está 65% concluída. Até momento, já foram investidos cerca de R$ 162 milhões na execução do novo projeto, aproveitando a estrutura da obra que ficou paralisada por 34 anos.
“É um desrespeito com a população essa obra ter ficado parada por tanto tempo, estando tão perto de todos os governadores que passaram por esse período. Nós resgatamos o hospital e vamos entregar à população mato-grossense o maior e mais qualificado hospital do Estado, que atenderá as referências da alta complexidade, como cirurgias cardíacas, neurológicas e ortopédicas”, afirma o governador.
A obra é executada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e conta com o total de 32 mil m² de área construída, sendo que os 9 mil m² do prédio antigo são aproveitados. A unidade terá dez salas cirúrgicas, 60 leitos de UTI e 230 leitos de enfermaria, além de um heliponto, entre outros espaços, com capacidade de oferecer 1.990 internações, 652 cirurgias, 3.000 consultas especializadas e 1.400 exames por mês.
Dentre as especialidades previstas para o hospital de alta complexidade estão Cardiologia, Neurologia, Vascular, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Urologia, Ginecologia, Infectologia e Cirurgia Geral.
“Nosso objetivo com a entrega desse hospital é promover um atendimento ágil e eficiente aos pacientes. Para isso, é imprescindível que a unidade de saúde esteja bem estruturada e com equipes capacitadas”, destaca a secretária estadual de Saúde, Kelluby de Oliveira.
Já foram realizados procedimentos de terraplanagem, serviço de sondagem para a Central de Água Fria e reservatório, muro de divisa, rede de esgoto, demolição das alvenarias, reboco, cerâmica, fundação do prédio novo, caixa d’água e contra piso do prédio existente, recuperação dos pilares, vigas de junta de dilatação e laje do prédio existente, impermeabilização, fundação do prédio novo, estrutura metálica, cobertura do prédio antigo, entre outros.
Na obra, está em andamento a terraplanagem do estacionamento, montagem da estrutura metálica, recuperação de vigas do prédio existente, instalação do contra marco, montagem dos consoles de reforço de estrutura metálica nos pilares do prédio existente, aplicação da pintura Epóxi no piso, escavação da drenagem interna, entre outras frentes de trabalho.
Histórico
A construção do Hospital Central foi lançada em 1984, mas foi paralisada três anos depois, em 1987. Em novembro de 2019, o Governo de Mato Grosso apresentou um novo projeto para a estrutura do Hospital Central. A assinatura do contrato para o início das obras ocorreu em outubro de 2020 e, desde então, as equipes trabalham para a entrega da unidade de saúde à população mato-grossense.