Deputados prestigiam inauguração da Sala da Mulher em Livramento

A inauguração da Sala da Mulher, denominada Dona Preta, nas dependências da Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento, no final da noite de ontem (8), atraiu um grande número de políticos, a maioria, pré-candidatos a algum cargo eletivo, nas eleições de 2022. O evento também contou com a força dos representantes sociais, que ressaltaram o desempenho das mulheres na sociedade, durante uma sessão solene, realizada justamente, no Dia Internacional da Mulher.

A solenidade teve ainda, apresentações culturais, entrega de títulos, honrarias aos convidados e o descerramento da placa à homenageada Antônia Maria da Silva Mello, a Dona Preta. O presidente do parlamento municipal, Manoel Gonçalo de Campos (PSB) justificou que a Sala da Mulher refletirá no bem-estar das mulheres e que homenagear Dona Preta é reconhecer o legado de uma pessoa, que contribuiu pelo fortalecimento do município. “Percebemos que as mulheres ampliam cada vez mais seu espaço na sociedade e aqui elas terão a garantia das suas buscas por uma qualidade de vida”, afirmou Manoel.

primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi (PSB) disse que o espaço dentro do legislativo municipal valoriza as mulheres do município no processo de empoderamento das mulheres. “A participação das mulheres é sempre mais difícil devido a preconceitos e essa política pública só enriquece o município. É uma iniciativa que só valoriza as mulheres”, observou Russi.

Dilmar Dal Bosco (UB) afirmou que a Sala da Mulher é uma oportunidade para pessoas que buscam a qualificação profissional e de inserção social. “Aqui tenho certeza que faremos um trabalho para valorizar as pessoas mais importantes que são as mulheres. Me orgulho de todas as mulheres, na minha casa o encaminhamento é da minha esposa, sogra e filhas”, argumentou Dilmar.

Faissal Callil (PV) elogiou a iniciativa que surgiu do projeto de lei da vereadora Maria Oneide da Silva Assunção (PTB). “É sem dúvida uma iniciativa primordial para o atendimento das mulheres que precisam de qualquer tipo de apoio. A grande sustentação das famílias são as mulheres”, disse Faissal.

O presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá, Juca do Guaraná (MDB) se sentiu orgulhoso pelo fato de o projeto livramentense ter sido inspirado com o apoio da Sala da Mulher na Câmara de Cuiabá. “Fiz questão de participar para abraçar todas as mulheres de Livramento e a nossa sala da mulher que iniciou o ex-presidente Mizael Galvão, tem ajudado muito aquelas que buscam conhecimento e aprimoramento”, afirmou Juca.

Autora da iniciativa, a vereadora Maria Oneide da Silva Assunção (PTB) disse que a Sala da Mulher da Câmara de Livramento foi criada com intuito de tratar de assuntos relacionados às demandas do gênero, aos direitos das mulheres e ao empoderamento delas. “Dona Preta foi um ponto de resistência e austeridade feminina do seu momento. Viveu em grande parte da vida como viúva, mesmo assim se mostrou o caráter de mulher e mãe fiel tão importante na formação dos filhos, deles saindo bancário, professor, policial, entre outras funções de relevância à sociedade”, justificou a vereadora.