Ao menos 945 servidores municipais efetivos em exercício terão os salários suspensos, temporariamente, pela Prefeitura de Cuiabá. A interrupção no pagamento ocorre por conta da falta da atualização de dados desses servidores que não efetuaram o recadastramento anual. A iniciativa não agrada, mas será até a regularização de situação nos cargos. 116 já foram demitidos. Após a decisão, vários servidores se questionavam com receio de não voltarem para seus cargos.
Nesta segunda-feira (25), o prefeito em exercício José Roberto Stopa editou e publicou o Decreto nº 8.689, determinando a suspensão dos vencimentos até que os servidores efetuem a regularização da situação. Todavia, desta vez, o processo deve ser feito presencialmente nas respectivas secretarias as quais estão lotados. Segundo Stopa, a partir da comprovação do desempenho diário da função, os vencimentos serão desbloqueados imediatamente.
“Nossa intensão não é punir, mas sim assegurar o controle de gastos e também a criação de políticas públicas voltadas à valorização do servidor. Nesse caso, foi dada toda publicidade no site e redes sociais oficiais, as equipes tentaram contato com os servidores por telefone e e-mail, mas não tiveram resposta”, explica o prefeito em exercício.