Deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) salientou na manhã desta segunda-feira (20), em Cuiabá, que a Assembleia Legislativa teve um papel fundamental para a criação da ferrovia estadual em Mato Grosso. A realização desta obra contará com investimento inicial de R$ 11,2 bilhões. “Primeiro temos que agradecer ao governador Mauro Mendes e o vice, Otaviano Pivetta, mas não poderia deixar de mencionar a AL, que aprovou uma legislação para que a gente tivesse a ferrovia estadual dentro de MT, que deverá investir mais de R$ 11 bilhões, com isso, estaremos interligando Rondonópolis com Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, agregando mais recursos e diminuindo o custo da nossa produção, trazendo benefícios a todo setor produtivo do estado, não irá beneficiar somente o agricultor, mas nossas industrias, o comercio, a geração de emprego e renda, tenho certeza absoluta, que é muito importante essa ferrovia”, disse Dilmar.
Juntamente com o governador Mauro Mendes, o deputado participou da assinatura do contrato entre o governo do estado e a Rumo Logística, para construção da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso, chamada de FATO – Ferrovia de Transporte Autorizada Olacyr de Moraes. O ato também foi realizado nos municípios de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, no norte do estado, municípios que também receberão um terminal ferroviário.
Serão 730 quilômetros de malha ferroviária em MT, que interligarão os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, interligando a malha ferroviária brasileira, chegando até o Porto de Santos, em São Paulo.
Em Nova Mutum, deputado comentou sobre a geração de emprego que deve atingir um recorde, passando de 230 mil empregos diretos e indiretos. “É importante salientar que a geração de empregos nesse setor, com a construção dessa ferrovia, irá movimentar todos os setores no estado, passaremos de 230 mil empregos diretos e indiretos, com a previsão de que o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá estará funcionando em 2025; Nova Mutum em 2027, finalizando Lucas do Rio Verde, que deverá iniciar suas operações em 2028”, finalizou Dilmar.
Para o governador, esse avanço logístico é mais uma alternativa importante e sustentável para o escoamento de grãos, cuja produção em Mato Grosso pode superar as 120 milhões de toneladas anuais até 2030. “Melhorando a logística, melhora o processo de desenvolvimento e crescimento do Estado, lembrando que sem a ferrovia, iríamos entupir todas as rodovias para atender a essa crescente demanda, gerando um prejuízo ambiental gigantesco”, disse.
Governador comentou ainda que a ferrovia vai ter um impacto muito positivo, porque é uma opção com baixa emissão de carbono e ambientalmente sustentável.