Em reunião com o vice-presidente do Brasil, General do Exército Hamilton Mourão, nesta quarta-feira (20), o deputado estadual Silvio Fávero (PSL) juntamente com o deputado federal, Nelson Barbudo (PSL), atuaram em defesa de pautas estaduais com foco no desenvolvimento sustentável e na expansão do ensino militar.
Na agenda em Brasília (DF), os parlamentares defenderam os produtores que atuam legalmente em Mato Grosso, Estado que segue líder do ranking nacional de produção agrícola, de acordo com o último levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O deputado estadual, que é autor da Lei nº 11.273/20, que regulamentou as normas e possibilitou a expansão do ensino militar no Estado de Mato Grosso, aproveitou a oportunidade para tratar da proposta de utilização da estrutura do 9°BEC, em Cuiabá que será transferido para o município de Sinop, para construção de um Colégio Militar do Exército. A proposta avança no Estado com a participação Associação dos Oficiais da Reserva do Exército em Mato Grosso (AORE-MT).
O 9° BEC de Cuiabá é uma Unidade Militar que possui em sua história grandes realizações, entre elas a construção da BR-163.
“Neste momento de tristeza da saída do 9° BEC de Cuiabá, é o momento de lutarmos pela implantação do Colégio Militar na Capital, nos moldes dos Colégios de Campo Grande, Belém e São Paulo, para manter todo o legado histórico do Exército na Capital”, finaliza Nelson Barbudo.
Interessado na proposta, o vice-presidente pontuou que era de interesse do Governo Bolsonaro criar, no mínimo, um Colégio Militar do Exército para cada capital, contudo a falta de efetivo militar dificulta essa implantação.
E para que essa demanda avance se faz, primeiramente, necessário uma agenda com o comandante nacional do Exército General Edson Pujol.