Deputado Wilson Santos articula para garantir permanência do 9º BEC em Cuiabá

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) se manifesta contrário a mudança e planeja diálogo com a cúpula do Exército em Brasília para que seja avaliada a possibilidade de impedir a transferência.

“Vou pedir uma audiência com o Tenente General Júlio César Arruda, que é cuiabano e conhece nossa história. O BEC é um batalhão dos cuiabanos. Tem toda uma história, uma tradição, a ideia é que permaneça em Cuiabá e que o Exército crie uma nova unidade de engenharia em Sinop”, disse.

O parlamentar reforça que não é contra Sinop ou qualquer município mato-grossense para receber unidades do Exército. “Não sou contra Sinop ou algum município do Norte do Exército ter uma unidade do Exército. Sou a favor e entendo que está até atrasado. O Exército deveria ter uma unidade. Mas não concordo com a transferência do 9 BEC”, pontua.

O 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC), “Batalhão General Couto de Magalhães”, é uma das unidades do Exército Brasileiro, localizado em Cuiabá. É subordinado ao 3.º Grupamento de Engenharia, sediado em Campo Grande (MS).

Seu nome histórico é uma homenagem ao General José Vieira Couto de Magalhães, presidente da província de Mato Grosso e responsável pelas primeiras ideias de construção da rodovia  conhecida como BR-163. Subordinado ao Comando Militar do Oeste, forma contingentes de reservistas e qualifica para o mercado de trabalho.