Comércio aposta nas compras de final de ano para melhor o faturamento

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou alta de 8,9% em outubro e chegou a 64,3 pontos em Cuiabá. Esta foi a segunda melhora consecutiva da pesquisa, que chegou a acumular quatro quedas seguidas. Mesmo com as recentes altas, houve recuo de 25,3% se comparado com outubro de 2019, quando somava 86,1 pontos.

Todos os subíndices contribuíram para a melhora mensal da pesquisa, com destaque – pela segunda vez – para o componente momento para duráveis, com alta de 15,8%. Em seguida, referente à perspectiva profissional, houve alta de 15,1%, e, em terceiro, o nível de consumo atual (11,4%).

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou que a recuperação da economia, ainda que de forma lenta, e a proximidade com as datas comemorativas de fim de ano ajudaram na melhora da pesquisa. “A flexibilização das atividades comerciais em Cuiabá deve ajudar a minimizar o impacto negativo que a Covid-19 trouxe para muitas empresas”.

Já a satisfação dos cuiabanos com relação ao emprego apresentou alta de 2,8% sobre o mês anterior e alcançou 104,3 pontos, o único acima dos 100 pontos, o que mostra um certo grau de satisfação quanto ao emprego.

Das 500 famílias entrevistadas na pesquisa, 25,5% delas disseram que estão mais seguras com relação ao emprego, percentual um pouco maior do que o registrado no ano passado (33,7%). Já os que alegaram estar desempregados, houve retração de 20,8% em 2019 para os atuais 17,5%.

Mesmo com a melhora recente da pesquisa, os indicadores demonstram que as famílias ainda estão contingenciando os gastos. José Wenceslau reforçou que “todos os cuidados e medidas de biossegurança estão sendo mantidos pelas empresas, além de promoções para conseguir atrair cada vez mais clientes neste fim de ano e, assim, recuperar um pouco do prejuízo”, disse o presidente da Federação.