De 01 a 06 de setembro as redes sociais facebook, instagram e youtube abrigarão as atividades do 3º Contos do Mato – Arena literária 300 anos. A programação traz artistas e escritores de Mato Grosso em atividades como espetáculos narrativos, mesas redondas e shows. Convidados de outros Estados, também participam da programação. As ações iniciam na noite do dia 01 de setembro com o uma Cerimônia de abertura e o show da Banda Tchá Por Dios, com transmissão pelo Canal do youtube e página do facebook que levam o nome do Projeto.
Além dos artistas já conhecidos do público local, um grupo composto por professores de Cuiabá, que passou por uma capacitação em Contação de histórias iniciada em março de 2020 terá a oportunidade de apresentar o resultado final das atividades. Segundo os realizadores do evento, coordenado pela atriz e pedagoga Alicce Oliveira, a estrutura do Contos do Mato envolve pelo menos 50 pessoas para a sua realização, entre equipe técnica, monitores, contadores de histórias, escritores e aprendizes. O projeto aprovado em edital Municipal FUNDO/2019, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Cuiabá, foi adaptado em razão da pandemia do novo coronavírus e será transmitido por diferentes redes sociais.
As atividades tem horário para serem lançadas nas redes sociais, porém ficarão disponíveis ao público para que possam assistir por um determinado período após o encerramento do Evento. A programação pode ser conferida em www.contosdomato.com.br
Para o público adulto, todas as noites, Editores, escritores, críticos literários de Mato Grosso, estarão realizando problematizações acerca do fomento, produção e distribuição de livros no estado.
Programação
Dentre as atividades, algumas ocorrem praticamente durante todo o evento, como o Piquenique Literário realizado por Natália Górtz, moradora da cidade de Lucas do Rio Verde – MT. Natália, é professora, contadora de histórias e iniciou sua formação em uma das oficinas oferecidas por Alicce Oliveira, e agora integra a programação lúdica do evento. Também estarão em atividades diárias o Coletivo Caixas no Caminho (MT), sempre nos períodos matutino e vespertino.
Já os Espetáculos narrativos iniciam às 9h da manhã e seguem até o fim da tarde, dando espaço para a Arena literária, que iniciam às 20h, tendo a transmissão ao vivo. A Escritora carioca Ana Claudia Ramos, realiza uma palestra no dia 05 de setembro, abordando diversos temas ligados à cadeia literária.
A Umanos editora realiza de 8h às 12h, do dia 06/09 a Oficina Escrita Criativa e neste mesmo dia, às 17h, ocorre uma Batalha de Poesia realizada pelo Núcleo de Slam (MT). Encerrando a programação, às 19h, uma Maratona de Histórias com Narradores Convidados encerram a programação. Toda a programação poderá ser acompanhada pelas redes sociais facebook, instagram e youtube.
Serviço:
O que: Contos do Mato – arena litéria 300 anos
Quando: 01 a 06 de setembro de 2020
Local: Redes sociais do projeto –
youtube: https://www.youtube.com/c/ContosdoMato
Facebook: https://web.facebook.com/contosdomato
Instagram: #contosdomato @contosdomato
Curiosidades:
Dentre os participantes, destaca-se a escritora Ângela Coradini, Aclyse de Matos e as editoras Entrelinhas e Carlini Caniato/Tantatinta, que neste ano, foram agraciados em editais e premiações nacionais. Coradini foi uma das escritoras do país contempladas pelo edital ‘Arte como respiro’ do Instituto Itaú Cultural de SP, dedicado à destinação de verba para escritores no período de Pandemia. Este edital recebeu 12.982 inscrições, tendo escolhido 200 trabalhos de autores de 24 estados do país. Já as editoras, tiveram diversas obras selecionadas para aquisição pela Biblioteca Municipal Mário de Andrade, localizada na cidade de São Paulo. Aclyse de Mato, foi premiado na categoria Conjunto de Ilustrações da terceira edição do Prêmio Aeilij de Literatura, promovido pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (Aeilij, com o livro “Motosblim: a incrível enfermaria de bicicletas”, ilustrado por Marcelo Velasco e publicado pela Entrelinhas Editora. Natália Górtz, moradora da cidade de Lucas do Rio Verde – MT. Natália, é professora e contadora de histórias e iniciou sua formação em uma das oficinas oferecidas por Alicce Oliveira, e agora integra a programação lúdica do evento. Também estarão em atividades diárias o Coletivo Caixas no Caminho (MT), sempre nos períodos matutino e vespertino. Um grupo de mais de 40 professores da rede municipal de educação de Cuiabá irá pela primeira vez contar histórias que foram ensaiadas e preparadas em uma oficina ministrada por Alicce Oliveira, como uma das atividades do 3º Contos do Mato.
NARRADORES DE HISTÓRIA DE OUTROS ESTADOS
CIA MALAS PORTAM (SP)
CIA MAPINGUARY (SP)
DANILO FURLAN (PR)
O TAPETE VOADOR (PE)
JUJUBA & ANA – CANTOS DO RIO (RJ)
KEYDSON COSTA (PA)
NARRADORES DE HISTÓRIAS DE MATO GROSSO
MAURÍCIO RICARDO (MT)
NATÁLIA GORTZ (MT)
COLETIVO CAIXAS NO CAMINHO (MT)
THEATRO FÚRIA (MT)
VINÍCIUS RANGEL (MT)
ESCRITORES, EDITORES CONVIDADOS
NEUSA BAPTISTA
MARIA TERESA CARRIÓN CARRACEDO
LÍVIA BERTGES
CAIO RIBEIRO
ANGELA CORADINI
DANIELA FREIRE
SANTIAGO SANTOS
NIARA TERENA
WALDINÉIA RIBEIRO
ROMMEL KUNZE
ELIANE QUINHONE
WULDSON MARCELO
LUCAS LEMOS
LUCINDA PERSONA
ACLYSE DE MATTOS
IVENS SCAFF
LORENZO FALCÃO
ANNA CLAUDIA RAMOS (RJ)
SHOWS
TCHÁ POR DIOS (MT)
BATALHA DE POESIA – NÚCLEO DE SLAM (MT)
Apoio cultural, IFMT, IFMT E UNIC.