Em nome da resistência e da defesa da justiça social e dos direitos humanos aos mais pobres e marginalizados, como defendia Dom Pedro Casaldáliga, REPUDIAMOS a atitude insana, antidemocrática e de delírio do deputado federal Nelson Barbudo (PSL), que envergonha, não só os mato-grossenses de nascimento e de coração, mas, também todo o Congresso Nacional brasileiro.
Barbudo, em uma atitude inadequada e inaceitável para um legítimo representante do povo, disse que “lugar de comunista é no inferno”, ao comentar a morte do bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), Dom Pedro Casaldáliga, ocorrida no dia 8/8.
O deputado não respeita a liderança mundial que é Dom Pedro Casaldáliga. Não respeita diversos mato-grossenses que aprenderam e tiveram orientações para uma vida melhor com as lições e práticas reconhecidas do religioso.
O parlamentar não sabe o seu devido lugar no cenário político brasileiro. Ele é adepto ao discurso e comportamento de ódio, da divisão e da destruição das lutas populares. O deputado se esquece que é uma liderança que deve respeitar as bases populares, com suas crenças, devoções, religiosidade e costumes.
Nelson Barbudo, o senhor deveria honrar a confiança que lhe deram os mato-grossenses. Fiscalizar e elaborar leis decentes para um Brasil e Mato Grosso desiguais, por causa dos que se acham poderosos demais como o senhor. O deputado é pago honestamente com os impostos retirados dos bolsos dos cidadãos comunistas, liberais ou não. Ponha-se no seu lugar.
E como força para REPUDIAR essa atitude reprovável, lembramos que como liderança o senhor deve ser conciliador, apontar soluções para os flagelos do nosso povo, mostrar caminhos e não tripudiar em cima de cadáveres. Como muitos que já se foram no país e no Estado por causa da pandemia.
Deputado Barbudo: o bom combate se faz com argumentos e ideias decentes. Não é preciso concordar com todos, muito menos com os adversários. Mas, respeite o mandato parlamentar, a história dos posseiros e vítimas do latifúndio condenado por Dom Pedro e de tantas pessoas injustiçadas em Mato Grosso.
Como dizia o bispo: não ficaremos calados com as injustiças. E como ele na sua missão de profeta, seremos a voz de Pedro, que não tem mais voz. Mas, estamos indignados com o senhor Barbudo, como o bispo estaria.
Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini Mato Grosso (FLB-AP MT)
Executiva do Diretório Estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT-MT)
Executiva do Diretório Municipal
PDT Cuiabá
Executiva do Diretório Municipal
PDT Várzea Grande
Cuiabá, 17 de agosto de 2020