A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um serviço bastante procurado no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) e pode ser realizado somente de forma presencial, com agendamento prévio no site da Autarquia (www.detran.mt.gov.br).
A emissão de uma nova CNH é necessária quando a anterior estiver vencida ou prestes a vencer. O documento é válido em todo território nacional pelo prazo de cinco anos.
Todavia, o Detran-MT ressalta que continua valendo a deliberação n°185 de 19 de março de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), quanto ao prazo de validade indeterminado da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Permissão para Dirigir (PPD), para os motoristas que estão com o documento vencido a partir de 19 de fevereiro de 2020.
Os demais condutores que estão com a CNH vencida antes da respectiva data, devem ficar atentos quanto aos procedimentos necessários para a confecção do novo documento.
Após realizar o agendamento prévio no site do Detran-MT para atendimento presencial, o motorista deve ir até a unidade escolhida e fazer a abertura do processo de renovação da CNH.
Deve levar consigo o documento de identidade (que pode ser a própria CNH) e um comprovante de endereço. Ambos documentos originais e cópias.
Na unidade escolhida, o condutor realizará a captura de imagem, coleta biométrica e assinatura, nos locais onde há coleta digital. Nos municípios que não possuem processo de captura de imagem é necessário apresentar uma foto 3X4, além de assinatura no formulário RENACH.
A taxa para renovação da CNH é de R$ 132,36, que será emitida após a abertura do processo.
Para a renovação, os condutores também deverão submeter-se a exame médico. O diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, ressalta que os condutores devem realizar os exames junto aos médicos credenciados.
“São especialistas em tráfego, por isso o condutor não pode realizar o exame com outros médicos não credenciados”, enfatiza.
Segundo o diretor, no momento do processo de renovação da CNH, o motorista será orientado quanto aos locais credenciados pela Autarquia para a realização dos exames de saúde necessários.