Uma campanha feita pelos moradores de Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, arrecadou R$ 220 mil para comprar respiradores mecânicos para o hospital da cidade. A mobilização aconteceu por meio de uma rádio local e em sete horas foi arrecadado quatro vezes a mais que a meta estipulada, de R$ 60 mil. O valor arrecadado vai dar para comprar quatro aparelhos novos.
O empresário do ramo de supermercado e coordenador da campanha, Paulo Junior, disse que a ideia surgiu depois que uma amiga dele que trabalha na área da saúde pediu ajuda para comprar um respirador mecânico.
O equipamento é essencial aos pacientes em situação grave de coronavírus.
O empresário começou a campanha junto com amigos e moradores da cidade e conseguiram arrecadar bem mais que o previsto.
O prefeito Ronio Condão (PP), que também é médico, disse que foi uma sintonia grande entre a população e as empresas que ajudaram na campanha. “Foi muito gratificante ver a união de todos. Toda a população aderiu e viu a necessidade de que qualquer pessoa pode precisar do respirador. Eu como prefeito e também como médico vejo a importância que isso representa e fiquei muito feliz. A população foi bem participativa e parabenizo a todos que se juntaram à causa”, disse o prefeito.
O município possui atualmente cinco respiradores mecânicos na rede pública de saúde. Com a compra de mais quatro aparelhos com o dinheiro das doações, a cidade pode dobrar a quantidade de equipamentos que ficarão disponíveis na rede pública.
A Prefeitura de Confresa deve comprar mais três aparelhos e a Câmara de Vereadores vai ajudar com mais dois respiradores mecânicos. O valor arrecadado vai ser entregue à Secretaria Municipal de Saúde, que ficará responsável para comprar os equipamentos, segundo o empresário.