Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
A abertura dos 90 leitos de enfermaria clínica do Hospital Municipal Cuiabá (HMC), que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 22, foi marcada pela presença autoridades dos âmbitos federal, estadual e municipal. Luiz Henrique Mandetta, Ministro da Saúde foi um dos convidados e aproveitou sua vinda à Cuiabá para conhecer a unidade hospitalar.
O prefeito Emanuel Pinheiro, ao saber da agenda do Ministro na capital mato-grossense, fez questão de mudar o dia da inauguração dos leitos para que Mandetta pudesse estar presente. Nem a forte chuva que caiu no horário previsto para a inauguração espantou o grande número de pessoas que foram prestigiar o evento, entre servidores da saúde, funcionários da prefeitura e população em geral.
Além de prestigiar a inauguração dos leitos de enfermaria, o ministro da Saúde trouxe uma importante novidade: assinou uma portaria para um aporte financeiro para o Hospital Municipal de Cuiabá, no montante de R$ 48 milhões, que serão usados para o custeio do HMC neste primeiro ano de funcionamento. “Tive uma série de problemas para conseguir estar em Cuiabá hoje, mas fiz questão de vir. Estamos no mundo em busca da felicidade e a população de uma cidade não consegue ser feliz sem ter um sistema de saúde organizado. Fico feliz de estar aqui hoje e ver este hospital em funcionamento, para onde brevemente os pacientes do Pronto Socorro serão direcionados também. Não podemos deixar de pensar em investir na Atenção Básica também, para diminuir a quantidade de pacientes na média e alta complexidade. Com a Atenção Básica entrando nos eixos também, Cuiabá será a capital da Saúde do Centro Oeste”.
Além dos 90 leitos de enfermaria clínica, foram inaugurados também no HMC a farmácia satélite, o laboratório de análises clínicas e o refeitório. O ambulatório está funcionando desde fevereiro, com consultas marcadas pela Central de Regulação nas seguintes especialidades: ginecologia, mastologia e ginecologia cirúrgica, cardiologia, dermatologia, clínico em saúde mental, endocrinologia, ortopedia geral e ortopedia de quadril e joelho.