O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciops) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) atendeu 1.970.335 ocorrências de janeiro de 2015 a setembro de 2018 através das instituições que o compõem, como a Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Corpo de Bombeiros Militar. A maior parte dos atendimentos, cerca de 69%, foram realizados pela PM, que é direcionada aos locais onde existem denúncias de crimes.
Essas denúncias chegam pelos telefones de emergência – 190, 193 e 197 – e os atendentes realizam uma triagem da ligação, registram a ocorrência e encaminham para que seja atendida pela força de segurança responsável. Apenas neste ano, de janeiro a setembro, foram realizados 243.993 atendimentos no estado, após o recebimento de denúncia por telefone.
Nesse processo, também é comum que os servidores precisem fazer verificações no sistema, como checagens criminais, placas de veículo, mandados de prisão em aberto e medidas protetivas. De 2015 a setembro de 2018 foram realizadas 4.311.357 checagens no banco de dados da Sesp, que são realizadas pelos despachadores de ocorrência. Isso significa uma média de 3.149 verificações diárias ou cerca de 131 checagens por hora.
“Trabalhamos de forma articulada para atender no menor tempo possível as ocorrências, pois sabemos que as vítimas precisam de atendimento rápido e efetivo. Para que essa triagem seja feita da forma correta, até porque infelizmente o número de trotes é alto, temos investido na capacitação dos servidores e atendentes para oferecer o melhor serviço para a população”, afirma o secretário da Sesp, Gustavo Garcia.