Jair Bolsonaro (PSL) é o presidente eleito do Brasil. Com 94,44% das urnas apuradas, ele teve 55,54% dos votos válidos. Fernando Haddad (PT) ficou com 44,46%.
Bolsonaro nasceu em 21 de março de 1955 na pequena Glicério, a 443 km da capital São Paulo. Cresceu em cidades do interior do estado, como Eldorado, onde viveu até entrar no Exército. Ele é casado desde 2007 com Michelle de Paula, sua terceira mulher, e pai de quatro homens — a quem chama à moda militar (“zero-um”, “zero-dois”…) — e uma menina de 8 anos. Flávio, Carlos e Eduardo, frutos da primeira união, são políticos.
O ingresso no Exército ocorreu aos 18 anos, pela Escola Preparatória de Cadetes, em Campinas. Formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras e na Escola de Educação Física. Deixou a instituição em 1988 para se candidatar a vereador no Rio e foi eleito.
Assumiu como deputado federal em 1991, completando sete mandatos com dois projetos aprovados: a redução do IPI para equipamentos de informática e liberação da “pílula do câncer”, que não teve eficácia comprovada.
Reverenciado em peso pelos militares, chegou a ser preso 15 dias em 1986, já capitão, por ter publicado artigo na revista ‘Veja’ defendendo aumentos salariais. E já foi tachado de “mau militar” pelo general Ernesto Geisel.
Católico, Jair Bolsonaro tem apoio de conservadores pela defesa de pautas ligadas a questões comportamentais. Ele também foi batizado nas águas do Rio Jordão, em Israel, pelo presidente do PSC, Pastor Everaldo, em maio de 2016, quando a ex-presidente Dilma Rousseff sofria processo de impeachment no Senado.
Visto como esperança no combate à violência e à corrupção, ele vence sua primeira eleição presidencial quase dois meses após ser esfaqueado durante um ato de campanha.