Vereador questiona despesas da atual gestão com destaque nas contas do DAE de Barra do Bugres

15

O vereador Silvestre (NOVO) de Barra do Bugres pediu informações dos gastos e receitas da prefeita Maria Azenilda, que mesmo reeleita sob liminar, após as eleições, teve o mandato cassado pela justiça eleitoral do município sob a suspeita de compra de votos. Durante sessão na Câmara de Vereadores da cidade, Silvestre anunciou que ingressou com pedido de esclarecimento das contas da prefeitura ao protocolar o ofício 35/2025, na prefeitura de Barra do Bugres, cobrando a prestação de contas do Departamento de Esgoto e Água do município e demais secretarias municipais. O vereador estipulou prazo até o dia 28 deste mês, para receber respostas das informações requisitadas.

No ofício, o vereador cobra transparência na prestação de contas do Executivo para o pleno conhecimento de todos os vereadores sobre as finanças da gestão municipal. O vereador quer dados concretos para que possa avaliar a gestão fiscal, considerando que também é de suma importância para o conhecimento público, que saberá a magnitude da dívida pública municipal e demais desdobramentos.

Entre as informações referentes à gestão financeira municipal, vereador quer saber: O valor total da dívida pública municipal, discriminando entre dívida interna e externa, detalhamento da destinação dos recursos contraídos, indicando as pastas e áreas beneficiadas, informações sobre empréstimos, financiamentos ou quaisquer formas de endividamento contraídas durante o período especificado demonstrativo dos pagamentos realizados para quitação da dívida até a presente data, projeções e planos para o gerenciamento e redução da dívida no decorrer do atual mandato, quais as empresas fornecem materiais de consumo e serviços para o DAE, qual débito e receita do DAE e o Valor mensal da folha de pagamento (funcionários efetivos e comissionados lotados no Departamento de Água e Esgoto do município.

O vereador se fundamenta no compromisso com a transparência, responsabilidade fiscal e no zelo pelo interesse público. “Obter essas informações é crucial para embasar discussões e decisões no âmbito Legislativo, proporcionando uma visão clara da situação financeira do município. Solicitei para que as informações sejam apresentadas de maneira clara com números precisos e pastas relacionadas, assegurnao análise eficiente por parte dos vereadores e, consequentemente, contribuir para a fiscalização e gestão responsável dos recursos públicos”, afirmou Silvestre.

 

Deixe uma resposta