Chegada das chuvas não impede pessoas de atearem fogo na vegetação no Pantanal

44

Foto: Assessoria

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso monitora os princípios de ncêndios na Fazenda GCSJ, dentro do Parque Estadual Encontro das Águas, em Poconé, e em uma região de fazendas de Barão de Melgaço.

“Hoje temos uma situação controlada dentro do Pantanal de Mato Grosso. O controle de um incêndio não significa que não há mais fogo, mas que a propagação das chamas foi reduzida, garantindo proteção para as áreas que não foram atingidas. O trabalho de combate continua com a mesma intensidade para garantir a extinção por completo destes incêndios”, explica o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Flávio Glêdson Bezerra.

“As peculiaridades da vegetação, somadas à intensidade dos ventos e às altas temperaturas registradas nos últimos meses, contribuíram para a propagação dos incêndios. Por isso, o trabalho de controle dos focos de incêndio foi desafiador, mas possível devido à capacidade técnica dos militares e ao apoio de parceiros”, completou o comandante-geral.

Mesmo com o controle dos incêndios, os militares continuam mobilizados nas regiões, fazendo o combate de eventuais focos detectados pelos satélites ou monitorados in loco nas áreas já atingidas pelas chamas. Além disso, os bombeiros seguem no combate ao incêndio entre a Estação Ecológica do Taiamã e o Porto Conceição, em Cáceres.

No total, são 199 pessoas em campo, entre Bombeiros, brigadistas e servidores, com apoio de sete aeronaves do Governo de Mato Grosso e Governo Federal, além de caminhões-pipa, máquinas e caminhonetes para a realização das ações terrestres.

Deixe uma resposta