MDA, CONAB e instituições financeiras realizam o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar em MT

26

Fotos: Eliel Tenório

O Superintendente Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Mato Grosso, Nelson Luiz Borges de Barros, coordenou o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar em MT, com mais de 350 pessoas, na última sexta-feira (6), no Auditório do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Várzea Grande (MT), onde foi apresentado e debatido as diretrizes do plano safra da agricultura familiar do governo federal, 2024/2025.

O evento contou com as presenças do coordenador Robson Lopes e o representante do ministro do MDA, Paulo Teixeira, o ministro do MAPA, Carlos Fávaro, a diretora da Conab, Rosa Neide, o Superintendente do INCRA-MT, Joel Machado e representantes da SEAF, EMPAER e representante das instituições financeiras e dos movimentos sociais, sindicais e cooperativas.

Durante as palestras, foram esclarecidos os mecanismos de melhora para a liberação dos recursos e o atendimento da demanda dos agricultores. O evento debateu também, os programas da Conab para as aquisições do PAA e compras institucionais dos produtos da Agricultura Familiar, além de avaliações sobre a possibilidade de ampliar a emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), em Mato Grosso.

Às autoridades presentes ouviram as reivindicações e apresentaram as propostas do governo para agilizar o as normas de liberação dos recursos para o setor. As necessidades dos produtores podem ser avaliadas dentro do plano safra no próximo ano. O lançamento reuniu produtores e agentes financeiros de várias cidades de Mato Grosso, interessadas nos desdobramentos dos projetos e recursos disponíveis para o setor agrícola em todo o país. Durante as palestras, os produtos dos agricultores familiares foram apresentados na mesa de debates e numa espécie de feira artesanal e de alimentos, na parte externa do evento, onde teve também, empresas com amostras de pequenas máquinas, para mecanização, irrigação e energia solar, apropriados para os agricultores familiares.

Deixe uma resposta