O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate 22 incêndios florestais no Estado neste sábado (03.08). São 151 homens em campo, com apoio de três aviões, um helicóptero, 51 viaturas entre caminhões-pipa e caminhonetes, nove máquinas e três embarcações.
Em Cuiabá, são 41 bombeiros na região da MT-251, conhecida popularmente como Estrada de Chapada. Eles estão distribuídos na Ponte de Ferro, próximo ao Rodoanel, entre os quilômetros 14 e 16 da MT-351, e na região do Coxipó do Ouro. A divisão visa garantir maior cobertura da área e um combate mais eficiente do fogo.
As equipes são compostas por militares de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Poconé e bombeiros especializados no combate aos incêndios florestais, com apoio de avião e 12 viaturas.
No Pantanal, 36 bombeiros combatem quatro incêndios florestais em Porto do Triunfo e na Fazenda Cambarazinho, em Poconé, e em Porto Conceição na divisa com a Bolívia, em Cáceres.
Nestes incêndios, as equipes contam com apoio de um avião, dez viaturas, nove máquinas para a construção de aceiros, quatro caminhões auto tanque e três embarcações.
Auxiliam nestas ações oito funcionários da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), cinco membros da Defesa Civil do Estado, um integrante do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ibama, militares do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil.
Dentro do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (Parna Pantanal), brigadistas do ICMBio e do Ibama combatem um incêndio próximo à divisa da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê.
Na Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, 13 bombeiros fazem o combate direto onde há acesso. As ações contam com apoio de um avião, um helicóptero, um caminhão-pipa e cinco caminhonetes.
Quarenta e sete bombeiros combatem incêndios florestais na Fazenda Araras, em Canarana, na Serra do Patrimônio, em Pontes e Lacerda; na Fazenda La Serena, em Paranatinga; na APA Chapada dos Guimarães, em Chapada; na região da MT-242, em Itanhangá; e no Assentamento 12 de Outubro, em Cláudia; na Fazenda Carvalho, em Canabrava do Norte; na Fazenda Itapema, em Porto Alegre do Norte; na Fazenda Morro Alto, em Marcelândia; na Apa do Rio Paraguai, em Diamantino; no Morro da Mesa, em Poxoréu; na estrada para a Cachoeira da Fumaça, em Jaciara; no sitio Salvador, em Aripuanã; e na Fazenda Luz do Luar, em Juara.