Balsa Ecológica deve retirar 150 toneladas de lixo do Rio Cuiabá

9

Com as atividades retomadas nesta semana, a Balsa Ecológica deve retirar até dezembro cerca de 150 toneladas de lixo oriundo do descarte irregular no Rio Cuiabá. A ação é coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos – Limpurb.

O serviço é realizado de segunda a sábado, percorrendo aproximadamente cinco quilômetros, com o itinerário que vai da Ponte Nova até a comunidade São Gonçalo Beira Rio. Durante o trajeto, são retirados, em média, dois contêineres de lixo diariamente, o equivalente a duas toneladas a menos de carga poluente no leito do Rio Cuiabá. Durante a atuação, até animais, presos em meio aos detritos, são salvos pelas equipes.

“A previsão é a retirada de 150 toneladas de lixo até o final deste ano, material oriundo de descarte irregular feito na cidade, seja nas bocas de lobo, nos córregos ou até mesmo nas margens do rio. Tudo acaba chegando no leito do Rio Cuiabá. Então, recolhemos esse material, armazenamos e destinamos para o aterro sanitário”, explicou o diretor-geral da Limpurb, João Carlos Hauer.

Com mais de sete metros de largura e três metros de comprimento, a balsa carrega dois contêineres com capacidade de até 500 litros cada.

 

Deixe uma resposta