Mais de 16 milhões de brasileiros que recebe até dois salários mínimos não pagará imposto sobre os salários

14

Foto: Assessoria

Até o final desse primeiro semestre, aproximadamente, 16 milhões de brasileiros que recebem dois salários mínimos, ou seja, R$ 2.824,00 estarão livres do pagamento do imposto de renda nos salários. O benefício tem por objetivo reduzir as desigualdades sociais salariais entre os trabalhadores em todo o país, segundo um projeto de lei federal, que será votado, nesta quinta-feira (14), no plenário do Congresso Nacional, em Brasília. A meta é até 2026, garantir a isenção do imposto para outros trabalhadores que recebam salários até R$ 5 mil.

O relator do projeto, deputado federal, Emanuelzinho (MDB-MT), disse o projeto que tramita em regime de urgência urgentíssima é de autoria do líder do governo Lula, deputado federal, José Guimarães (PT-CE) e que tem recebido aval do setor econômico do governo, para avançar com a proposta com chances de ser aprovada pela maioria no parlamento. De acordo com o relator, uma conversa por telefone, na semana passada, com o ministro da Economia, Fernando Haddad, o ministro assegurou apoio ao projeto.

No entanto, Emanuelzinho e José Guimarães se reúnem com Haddad nesta quarta-feira (13), um dia antes do projeto ser incluído na pauta de votação. “Conversamos com o ministro por telefone e ele afirmou que não tem nenhuma resistência da equipe econômica ao projeto. Tive autorização do ministro para caminhar com o texto do projeto e ele afirmou que vai manifestar apoio ao nosso projeto”, disse o deputado mato-grossense.

Além disso, o deputado aposta num um acordo com a maioria dos partidos que fecharam apoio em torno do projeto. “O projeto será aprovado porque fechamos acordo com inúmeros partidos, dialogamos sobre a sua importância para os brasileiros e para o governo que terá dinheiro girando em maior quantidade quando o trabalhador for às compras com seu salário sem imposto”, avaliou o parlamentar.

Deixe uma resposta