Hidroponia garante hortaliça mais saudável no Assentamento 21 de Abril
A técnica é utilizada pelo produtor Lucindo Evangelista que vende seus produtos no Ceasa de Cuiabá
O cultivo de hortaliças com a técnica de hidroponia é uma oportunidade para os pequenos produtores que necessitam de lucros rápidos. Em Mato Grosso, o cultivo de plantas por hidroponia ainda é pequeno devido aos custos dos investimentos que a técnica exige. Mas é possível por meio de financiamentos bancários. No assentamento 21 de Abril, a 41 quilômetros de Cuiabá, o produtor Lucindo Evangelista, que há mais de quatro anos produz alfaces, americana, crespa e roxa e um pouco de salsa, em um total de 17 hectares de sua propriedade.
A produção conta com o apoio de dois funcionários. “Tenho esse investimento que é resultado de financiamento que fiz a mais de quatro anos pelo banco que tenho conta”, afirmou Lucindo que mostrou decepção na demora do poder público para atender os produtores do assentamento. “Nem todos recebem algum tipo de atendimento, então temos que investir recursos próprio”, afirmou.
De acordo com Lucindo Evangelista, a produção requer atenção redobrada devido ao risco de perda das plantas por eventual entrada de ar na bomba d´água, além de outros imprevistos. Ao contrário da plantação tradicional, em que a hortaliça é plantada na terra e colhida com mais de 60 dias, na hidroponia, as plantas crescem suspensas por arranjos de tubulações de irrigação e produtos suplementares que fazem as alfaces ficarem prontas para a colheita em 40 dias. “A cada 40 dias temos uma produção, mas como o volume é giratório, a cada dia vendemos até cinco canteiros”, disse Lucindo que tem clientes fixos no Ceasa, no setor Industrial de Cuiabá.
O cultivo hidropônico cresce cada vez mais no Brasil e oferece vantagens tanto para o produtor quanto para o consumidor. A alface é uma ótima opção para iniciar na atividade por apresentar menor risco, fácil manejo, boa comercialização e ciclo curto. Rúcula, agrião, salsa, coentro e acelga são opções para a diversificação”, conforme orientam os especialistas que incentivam a hidroponia.
A hidroponia é uma oportunidade para quem está próximo a grandes centros urbanos por facilitar as entregas diárias. Para o consumidor, os alimentos hidropônicos são mais saudáveis e sustentáveis, diante dos baixos índices de fertilizantes e agrotóxicos.
A estrutura básica para iniciar a produção é composta por uma casa de vegetação ou estufa agrícola para proteger as plantas; canais de cultivo, locais onde flui a solução nutritiva; estrutura de bancada para sustentar os canais; reservatório para armazenamento da solução; motobomba para levar a solução do tanque às bancadas; e controladores de tempo de circulação da solução, o que permite que irrigação e drenagem ocorram de acordo com a programação desejada a com as condições climáticas de cada região.