A prefeitura de Cuiabá passou a disponibilizar uma equipe da guarda municipal de segurança, na entrada das escolas do município. O policiamento que teve início nesta segunda-feira (17) é feito por rondas ostensivas pelos agentes com apoio de uma viatura. O policiamento atende ao Decreto 9.605/2023, do prefeito Emanuel Pinheiro, que na semana passada, estabeleceu medidas preventivas contras as ameaças recorrentes de ataques em unidades de ensino em todo Brasil e, especialmente no Estado de Mato Grosso.
“Daqui pra frente, independente do clima de instabilidade e ameaças, as escolas vão ter sempre uma maior presença dos policiais”, assegurou o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales. Além dos policiais, pais de alunos e diretores das unidades de ensino, que se sentirem inseguros farão contato diretamente aos policiais.
O município de Cuiabá tem 170 unidades escolares e todas recebem o patrulhamento de policiais da Sorp diariamente por meio do projeto ‘Anjos da Guarda’ que também atua na na prevenção de danos causados no ambiente escolar pelo consumo de drogas, bebidas alcoólicas e violência de modo geral. O projeto envolve, além de garantir a segurança, orientações e palestras com pais e alunos.