Prefeituras investem em câmeras de vídeos em escolas para inibir ataques criminosos contra alunos
Foto: Assessoria
Prefeituras de Mato Grosso estão se preparando para combater novas tragédias nas escolas municipais e particulares com a instalação imediata de câmeras de vídeos interligadas com as forças de segurança pública nos municípios. O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz esteve reunido, com os secretários de Segurança Pública e Educação para definir estratégias de proteção nas escolas municipais, estaduais e privadas de Lucas do Rio Verde. A cidade já conta com o sistema de monitoramento eletrônico que tem evitado o aumento de vários tipos de crimes nas ruas.
Outra iniciativa é a ampliação do efetivo nas ruas, por meio do pagamento de horas extras, para que os policiais em folga possam retornar ao trabalho, conforme o Programa Jornada Extraordinária.
Em 2022 foram investidos mais de R$ 270 mil no programa municipal, com a contratação de mais de 6 mil horas de trabalho. Com isso, houve a ampliação das rondas nas escolas.
“Sabemos o quanto nossas crianças são importantes. Faremos tudo que for necessário para que elas possam ter o direito de ir e vir e os pais se sentirem seguros ao deixar seus filhos em suas escolas”, pontua prefeito Miguel Vaz.
Assim como Lucas, o prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin (MDB) também dispõe do monitoramento eletrônico, mas vai reforçar a vigilância nas escolas diante do terror espalhado por criminosos que cresceu e afetou a rede pública de ensino. As câmeras do CEMIP (Centro de Monitoramento Integrado Primavera) instaladas recentemente pela prefeitura de Primavera do Leste, têm sido fundamentais no combate ao crime nas ruas.