A solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Santa Cruz do Xingu, realizada na noite dessa terça-feira (21/03), reuniu produtores rurais da região nordeste do estado e lideranças do Agro. A solenidade foi realizada no Núcleo Avançado de Capacitação (Nac).
Na ocasião, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) esteve representada por seu presidente, Vilmondes Sebastião Tomain; o diretor-financeiro, Robson Marques; e o gestor jurídico, Rodrigo Bressani.
Fazendo uso da palavra, Vilmondes Tomain, agradeceu a gestão anterior, presidida pelo pecuarista Otalécio Januário de Sá, pelo comprometimento à frente da entidade. Otalécio esteve no comando do sindicato entre os anos de 2015 e 2022. Além disso, na oportunidade, foram estimadas boas vindas à nova diretoria.
Ao empossar o novo presidente do sindicato, Jacinto Colombo, e os demais membros da diretoria, Vilmondes Tomain, ressaltou a missão da entidade em favor do produtor rural e do fortalecimento da representatividade rural. “A Famato está à disposição para juntos sermos alicerce do setor que é responsável pela economia não só do estado de Mato Grosso mas também de todo o país. Diante disso, temos confiança de que essa diretoria fará uma boa gestão”, disse.
O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), José Luiz Fidelis, acrescentou ainda que a entidade está de portas abertas para atender as demandas dos sindicatos rurais. “O Senar-MT está passando por um processo de reestruturação e reformulação dos cursos de qualificação para melhor atender o produtor e o trabalhador rural”.
Em seu primeiro discurso como presidente do Sindicato Rural de Santa Cruz do Xingu, o agricultor Jacinto Colombo relembrou o período de criação da entidade e reiterou a importância da união e do fortalecimento da classe. “Um dia desses conversando, esperando a chuva passar, a gente decidiu fundar o sindicato; já existia a necessidade e assim foi feito. O sindicato sempre esteve aberto a todas as pessoas, e assim irá permanecer. Nessa nova gestão, assim como na anterior, vamos tentar trilhar um caminho para que tenhamos sucesso. Hoje conto com o apoio de minha esposa, Ramona, com demais membros da nova diretoria e, consequentemente, com todos os produtores. Nós vamos precisar unir forças; unidos, teremos mais sucesso, com certeza”, discorreu.
Vilmondes Tomain ainda aproveitou a oportunidade para homenagear o ex-presidente, Otalécio Januário de Sá, com o troféu “Luiz Alfeu” – honraria criada pelo Sistema Famato a fim de prestigiar os presidentes que, ao cumprirem seu papel à frente do sindicato rural, contribuíram para o desenvolvimento da agropecuária de Mato Grosso.
“É uma honra receber um troféu da mão do nosso presidente da Famato. Esse troféu leva um nome muito forte, o do Dr. Luiz Alfeu, que foi um grande colaborador aqui da Famato e dedicou mais de 50 anos de sua vida ao Sistema. Além disso, fiquei muito feliz e honrado por ter os meus sete anos de gestão reconhecidos. O próximo presidente é companheiro e um dos fundadores do sindicato de Santa Cruz do Xingu. Desejo sucesso e tenho certeza que fará uma boa gestão, vontade ele tem e capacidade também”, discorreu Otalécio.
Também estiveram presentes da cerimônia de posse o presidente do Sindicato Rural de Vila Rica, Luiz Gustavo Bernacchi; o vice-presidente Região II, Anísio Vilela; o vice-prefeito do município, Jair Silvério (representando a prefeita Joraildes Soares de Sousa); o assessor jurídico da Câmara Municipal, Renato Ferreira Macedo (representando o presidente da Casa de Leis, Adriano Wagner); o comandante regional do 10º CR da Polícia Militar, ten. cel. Noelson Carlos Silva Dias; e o comandante do Núcleo de Polícia Militar de Santa Cruz do Xingu, 2º sgt Jean Flávio Oliveira Costa.