Ednei Rosa/Assessoria
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acatou a indicação apresentada pelo deputado Juca do Guaraná (MDB) a presidência em que pede a criação de um espaço para que as mulheres lactantes possam amamentar seus filhos.
A ideia é que seja instalado uma área semelhante a Sala de Amamentação Ernestina Ferreira Nascimento que foi implementada na Câmara de Cuiabá no ano passado, durante a gestão de Juca na presidência.
Na tribuna, o deputado comentou que a Assembleia tem um espaço dedicado para atender a população que vai em busca de serviços, no entanto, não há um lugar reservado e tranquilo para que as mulheres possam amamentar seus filhos.
“Enquanto presidente da Casa do povo cuiabano, a Câmara Municipal de Cuiabá, nós tivemos a oportunidade de ser a segunda Câmara do país a ter um espaço para mulheres, uma sala de amamentação e um fraldário. Nós inauguramos e entregamos e aqui eu vejo o Espaço Cidadania desta Casa que por sinal funciona muito bem, mas falta isso”, destacou.
Juca apresentou um vídeo com depoimentos de servidoras e cuiabanas que elogiaram a iniciativa. No espaço instalado na Câmara, a sala é um local tranquilo, silencioso e equipado com ar condicionado, poltronas, frigobar e outros objetos para garantir que a amamentação seja um momento especial e seguro para as mães e seus bebês.
O deputado ainda destacou que a iniciativa recebeu recentemente certificado do Ministério da Saúde.
A proposta foi elogiada pelo deputado Wilson Santos (PSD), que estava presidindo a sessão. Ele comunicou que na reforma que será feita na sede da Assembleia será criado um espaço reservado para amamentação e fraldários.
“Parabéns, deputado Juca do Guaraná! Vossa Excelência chega aqui com o pé direito”, ressaltou.
Com a resposta, Juca disse que vai acompanhar de perto a reforma