O que o mercado de luxo e o agronegócio têm em comum? Em Mato Grosso, é fácil responder que ambos têm tudo a ver. Para começar, o Estado conta com 35 municípios dentre os 100 mais ricos do país, de acordo com levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgado em janeiro deste ano e voltado para o setor.
Em comum, todas estas cidades têm a agropecuária como a mola propulsora de suas economias. É de Sinop, conhecida como a “Capital do Nortão”, o primeiro lugar, com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 6,595 milhões.
E, toda esta riqueza, reflete em um cenário de consumo de luxo. De acordo com projeções da consultoria MacroSector no último ano, que levou em conta dados de produção agropecuária do IBGE e de preços da FGV, os produtores de grãos puxam a expansão da renda.
Assim, toda a riqueza destas cidades reflete em mais vendas de carros, aviões e, claro, varejo. Enquanto no primeiro semestre de 2021 o comércio crescia em 7,2%, nos polos do agronegócio a alta era de mais de 18%.
“É com base em dados como este, bem como em pesquisa de mercado e compreensão de quem são e o que buscam e querem moradores de Sinop é que estamos chegando na cidade em janeiro deste”, afirma o empresário Fernando Perez, a frente do Grupo Fernando Perez.
Com o conceito premium de “Vestir casas”, o Grupo Fernando Perez é focado em design e decoração de alto luxo. Dentre seus produtos o empresário afirma que chegará ao município com opções exclusivas de persianas, cortinas, papéis de parede e roupas de cama exclusivas e de alto padrão.
“Sinop não é por acaso. Escolhemos a cidade a dedo para termos nossa primeira loja fora de Cuiabá por sabermos das exigências de seus moradores e como os mesmos poderão se encantar com os serviços que oferecemos. Eu, pessoalmente, me encanto com a história de fundação da cidade e como seus pioneiros lá chegaram e, quase 50 anos depois, formaram um exemplo para o mundo”, destacou Perez.