Incêndios voltam a preocupar na MT-251 entre Chapada e Cuiabá

33

Bombeiros, militares do Exército e um grupo de brigadistas tentam controlar vários focos de incêndios ao longo da MT-251 entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Durante o dia os militares conseguiram amenizar a situação na região do Coxipó do Ouro, mas o vento forte no período da tarde direcionou o fogo para a rodovia, no trecho do 13º Batalhão de Infantaria do Exército e no posto avançado da PM, nas proximidades da rotatória para o Lago de Manso. Os focos de incêndios continuam na região.

Os bombeiros reduziram as chamas com jatos d´água enquanto os brigadistas combatiam o fogo na vegetação seca do serrado. A secretaria de Meio Ambiente, Maurren Lazarret disse que o órgão tem o conhecimento dos incêndios e que tem atuado juntamente com os bombeiros, apoiando no que é possível para que os profissionais combatam os incêndios.

O governo de Mato Grosso conta com tecnologia para identificar os incêndios nas regiões do estado por meio da Plataforma de Monitoramento com Imagens de Satélite Planet, um sistema de detecção de desmatamento e queimadas em tempo real de alta resolução, que permite o monitoramento ambiental preventivo.

No entanto, as queimadas se alastram neste período do ano, sem que os autores sejam identificados imediatamente.

Deixe uma resposta