Allan Kardec se diz “esperançoso e não satisfeito” com a definição de que haverá curso Profuncionário
Foto: Julio Rocha
O deputado Allan Kardec (PDT-MT) se disse “esperançoso e não satisfeito” sobre o fato da Seduc-MT definir que haverá o curso de formação Profuncionário para cerca de 2.000 servidores técnicos e apoio da educação. O curso será realizado em convênio da secretaria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).
“É a primeira vez que o secretário diz que haverá curso Profuncionário”, afirma. A informação foi confirmada pelo secretário Executivo da Secretaria de Educação (Seduc-MT), Amauri Fernandes, durante a audiência pública sobre o tema nesta quinta-feira (24/3). Ele informou que embora não haja data definida, matrículas deverão ser feitas em junho.
O deputado elencou outros encaminhamentos definidos conjuntamente com o secretário Amauri.
“Todos os servidores vão estar matriculados no Profuncionário. Não vai ter seleção, um entra e outro não entra”, observou. “Todos os servidores que não fizeram ainda o Profuncionário, do concurso de 2017, terão vaga no curso 2022. Um compromisso que foi falado aqui em audiência pública”, confirma.
Ele também informou que o servidor André Moura, da Seduc-MT, ficará em uma comissão de acompanhamento da realização do curso, que conta com ele, deputado Allan Kardec, o deputado Valdir Barranco, como membro da Comissão da Educação da Assembleia Legislativa, e a deputada Janaina Riva.
O grupo ficará encarregado de informar aos servidores semanalmente o andamento sobre o curso.
Enquadramento de servidores
O deputado Allan Kardec também afirmou que quem fez o curso está apto para receber como capacitado, e que fez o curso em outro Estado, foi acordado que esses servidores já possam ser enquadrados.
Diversas categorias de profissionais de escolas estaduais compareceram à audiência pública transmitida ao vivo pela TV Assembleia nesta quinta-feira (24/3), no Auditório Deputado Milton Figueiredo na Assembleia Legislativa.
O Profuncionário é o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público, ofertado pelo governo federal, via Ministério da Educação.
O programa tem objetivo da formação dos funcionários de escolas públicas da educação básica, em efetivo exercício, em curso compatível com as atividades desempenhadas no dia a dia do profissional. A formação ocorre em nível inicial e por meio de cursos técnicos.
Secretário
O secretário Executivo da Secretaria de Educação (Seduc-MT), Amauri Fernandes, relatou que não há data ainda sobre o curso Profuncionário. Mas, que isso será informado em breve.
Ele disse que há uma “organização burocrática” que está em andamento na secretaria e que “com as matrículas abertas, pretende iniciar o curso no segundo semestre”.
“É um processo que vem desde 2020, quando detectamos que o governo federal não faria mais o financiamento do Profuncionário, e nós fizemos internamente um estudo para que a Seduc-MT, o Estado fizesse um curso”, explicou o secretário.