O líder do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Dilmar Dal Bosco (DEM) ressaltou a importância do programa Nacional de Serviço Civil Voluntário apresentado pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onix Lorenzoni, ontem (7), em Cuiabá. “É um programa de oportunidade para os nossos jovens que terão o primeiro emprego, através das prefeituras depois que concluírem um curso de qualificação para os cargos”, observou o deputado, que participou do lançamento do programa, no Palácio do Governo.
A iniciativa do governo federal é oferecer a qualificação profissional para trabalhadores desempregados dos 141 municípios de Mato Grosso. O Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário foi criado a partir da Medida Provisória 1099/22 e oferece, além de uma bolsa (que observa o valor do salário-mínimo hora), auxílio transporte (opcional) aos participantes, além de mais de 200 cursos de qualificação.
“Cada um no seu perfil. Por isso é importante também o empenho das prefeituras e do governo estadual para que essa iniciativa se concretize em benefício da população de Mato Grosso”, avaliou Dilmar.
O programa é uma alternativa importante para criar oportunidade para jovens, mulheres, homens e também, para aqueles que já passaram da casa dos 50 anos.
O Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário prioriza jovens entre 18 e 29 anos, e também os trabalhadores acima de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos. A participação dos municípios é opcional e a organização local das atividades, bem como o pagamento da bolsa qualificação, ficará a cargo das prefeituras. Já os cursos serão ofertados pelos serviços nacionais de aprendizagem e pelo Sebrae, priorizando qualificação nas atividades econômicas mais importantes no município e em sua região.