Ciopaer agiliza atendimento a idoso atingido por boi em Jaciara

44

O idoso D.M., 68 anos, morador da zona rural do município de Jaciara (distante a cerca de 140 km da capital), chegou com agilidade na segunda-feira (14), ao setor de urgência e emergência.

O idoso é trabalhador rural, e sofreu acidente ao  tentar alimentar um boi. Ele foi levado ao hospital por meio do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). O transporte aéreo economizou tempo gasto ao paciente, o que levaria duas horas de deslocamento por via terrestre.

Em funcionamento desde o mês de novembro do ano de 2019, o heliponto do HMC tornou-se imprescindível em casos mais graves. É a primeira unidade do Estado, tanto na rede pública como da privada, a contar com um heliponto para receber o transporte emergencial de vítimas de acidentes graves que necessitam de atendimentos urgentes e que são mais distantes.

Ao completar dois anos de funcionamento, os dados apresentam balanço positivo em favor da vida. No ano de 2021 foram cerca de 60 pacientes recebidos no HMC através do heliponto, e em 2022, até esta data, já foram três pacientes.

Setor de Urgência e Emergência – Recebe pacientes com necessidade de atendimento imediato. Tem toda tecnologia necessária para primeiros socorros, em casos de reanimação, suturas, politraumas, intoxicações e outros.  O setor possui equipe altamente especializada de multiprofissionais capacitados para realizar procedimentos necessários para cada tipo de intercorrência.

Deixe uma resposta