No dia 17 de julho (sábado), a Rede Fraterna, entidade que reúne empresas e apoiadores de iniciativas ligadas à filantropia, realizará um evento de divulgação de suas atividades, às 9 horas, no bucólico e histórico distrito do Coxipó do Ouro em Cuiabá.
A Rede Fraterna atua há mais de 14 anos na implantação de rede de convênios para sindicatos e associações. Em 2020, por proposta de novos investidores, decidiu expandir suas atividades com o objetivo principal de oferecer meios e soluções para o recebimento de recursos e doações para auxiliar na manutenção de entidades filantrópicas comprometidas com a transformação de vidas dos menos favorecidos.
Os novos sócios investidores atuavam, individualmente e com suas empresas, na assistência a instituições filantrópicas, porém, perceberam que necessitavam de algo abrangente, com vista a atingir um maior número de pessoas.
Assim, resolveram aderir à Rede Fraterna, cujo objetivo é ser o elo entre as instituições filantrópicas, pessoas, empresas e governos que, de alguma forma, desejam ajudar pessoas desassistidas, animais abandonados e vítimas de maus-tratos e o próprio meio ambiente.
Com o slogan “Juntos transformando vidas”, o projeto envolve inúmeros parceiros, cada componente possui sua colaboração e função.
A Rede Fraterna disponibiliza meios e soluções para o recebimento de doações. Três institutos são responsáveis pela organização, cadastro e distribuição em três áreas de atuação: causa social, causa ambiental e causa animal.
Instituto Canmal – Já constituído e em desenvolvimento de sua estrutura, é o responsável por organizar, cadastrar e distribuir as doações para instituições, ONGs e organizações protetoras de animais. Irá receber as doações destinadas à causa animal e distribuir, de acordo com a indicação do doador, para as instituições cadastradas.
Instituto Viver Mulher – É o responsável por organizar, cadastrar e distribuir as doações para instituições que atuam em causas sociais e em defesa da mulher. Desenvolve atividade na área de proteção, defesa, aconselhamento, assessoramento jurídico, psicológico etc., para as mulheres vítimas de violência.
Instituto Causa Ambiental – Em constituição. Será o responsável por organizar, cadastrar e distribuir as doações para instituições que atuam em causas ambientais, desenvolvendo, também, atividades próprias de proteção ao meio ambiente.
A Rede Fraterna está finalizando um sistema que será disponibilizado aos parceiros com:
1 – Meios e soluções para instituições filantrópicas receberem doações;
2 – Website e redes sociais para melhor divulgação do trabalho das instituições filantrópicas, das empresas parceiras, facilitando, para os possíveis doadores, a escolha para quem doar e como doar;
3 – Sistema que o doador acessa com login e senha e pode indicar para qual instituição quer que sua doação seja direcionada, além de poder escolher o dia e o valor a ser doado, mensalmente ou de forma esporádica;
4 – Conta digital, em parceria com um banco e os cartões Visa, sem burocracia e sem pagamento de tarifas, para débito mensal ou esporádico das doações;
5 – Para as instituições é disponibilizada também uma conta digital, que receberá 100% das doações, de acordo com a escolha do doador;
6 – Serviços próprios (conta digital, clube de vantagens e serviços de folha de pagamento), com vista a ter recursos para sua manutenção e doação de 50% dos lucros;
7 – Equipe de vendas para busca de parceiros e doadores.
Programação:
As atividades serão realizadas das 9 horas ao meio-dia, no tradicional restaurante Kinkas, onde representantes dos institutos divulgarão os projetos e buscarão a adesão de colaboradores e novas parcerias para seus projetos. Haverá também a distribuição de impressos com material ilustrativo e comercialização de um kit com máscara, álcool em gel e bandana, além de sessões de massagem com fisioterapeutas.