O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) é o autor do projeto de lei (PL 171/2021) que inclui agentes funerários e agentes da segurança pública de Mato Grosso no grupo prioritário de vacinação contra o coronavírus (Covid-19) .
A proposta foi protocolada na Assembleia Legislativa no dia 17 deste mês. São compreendidos como agentes funerários os coveiros, atendentes, motoristas, auxiliares e demais trabalhadores de serviços funerários e de autopsia.
Na segurança pública, deverão ser incluídos no rol de prioritários os policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários.
O texto do projeto de lei diz que os agentes funerários estão lidando diariamente com a retirada de corpos em hospitais e residências e mantém contato direto com as famílias das vítimas da covid-19, o que facilita o risco de contaminação e contágio da doença.
“Em diversos países, os profissionais do setor foram priorizados na vacinação contra o H1N1 e agora, seguirão no mesmo sentido. Nosso propósito é que o Estado de Mato Grosso siga nessa mesma direção e seja referência nacional na garantia de proteção adequada a esses trabalhadores e a população de nosso Estado”, justifica.
O parlamentar ainda ressalta que conter a disseminação do vírus passa essencialmente pela inclusão dos agentes da segurança pública que diariamente saem às ruas para garantir a ordem pública.
“Indispensável a necessidade de priorização dos profissionais de segurança pública, para que continuem exercendo, agora de modo biologicamente seguro – vez que vacinados -, a profissão de que tanto necessita a sociedade mato-grossense”, completa.